Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

31.05.2022 17:04

Planejamento não pode ser negligenciado, afirma professor durante curso de formação
Compartilhe
Tamanho do texto:
O planejamento das ações permite resultados eficientes e rápidos, benefícios que já são percebidos pelos juízes que frequentam o curso de Formação de Formadores (Fofo). A iniciativa ensina aos magistrados ferramentas para que possam dar aulas sobre assuntos diversos a partir estratégias metodológicas de ensino e de aprendizagem. A atividade foi ofertada pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
 
A juíza Tatiane Colombo, uma das participantes, cursou o segundo nível do primeiro módulo e já percebeu diferença na hora de repassar conhecimento e também na função diária. “Comecei o curso pela vontade de aprender algo novo. Logo que fiz o primeiro módulo, participei do curso de formação dos novos juízes substitutos e já vi diferença na organização do assunto a ser apresentado e, ao final, obtive feedback positivo dos próprios alunos. Então, se com apenas o primeiro módulo a gente já tem essa capacidade de mudar, imagine quando terminar esse segundo módulo em que estamos trabalhando a prática do planejamento e do falar? Percebi também que até para fazer as audiências e as reuniões o curso é importante, já que o melhor planejamento permite melhorar ainda mais os resultados desejados.”
 
O juiz Jeverson Quintieri, um dos professores do módulo, concorda. Ele explicou que o planejamento auxilia qualquer ato do dia a dia que é planejado, trazendo resultados esperados. “Há uma frase que explica bem: ‘As pessoas não planejam fracassar. Fracassam porque não planejam.’ Então, qualquer planejamento prévio é sempre bem-vindo. Isso se aplica tanto para uma aula como para uma audiência. Quando eu me preparo para uma aula, posso antever o que o aluno pode me perguntar, as objeções que os alunos podem ter em relação àquela temática e como eu posso minimizar os possíveis conflitos. O mesmo planejamento pode ser utilizado para uma audiência, antevendo as objeções das partes, os conflitos que podem surgir durante essa audiência e como agir para responder cada questionamento.”
 
Esse segundo módulo foi aplicado em maio (23 a 27 de maio) para os juízes, oportunidade em que fizeram um aprofundamento com relação às estratégias metodológicas, especificamente para o planejamento de curso, de aula e de ensino. Segundo o professor da Enfam, Fernando de Assis Alves, este foi o momento em que os juízes colocaram em prática a teoria, já aprendida no módulo anterior, e começaram a se preparar efetivamente para o exercício docente.
 
“Geralmente nós negligenciamos o planejamento, até porque entendemos que já dominamos tudo, mas o planejamento é um instrumento essencial para o sucesso da ação formativa e ele vai apresentar início, meio e fim com relação às intencionalidades. Então, muitos de nós temos de costume inverter a ordem de importância, das etapas do planejamento. A primeira coisa que nós geralmente queremos trazer são os conteúdos, mas antes do conteúdo, tenho que primeiro pensar numa problemática, preciso resolver um problema, desenvolver competências para isso.”
 
Ele ressaltou ainda que o curso mostra também como é mais fácil a interação por meio da colaboração. “Nós priorizamos, via de regra, a avaliação formativa que acontece ao longo do processo e não avaliação somativa, muito menos uma avaliação para o ranqueamento, até porque aqui o objetivo não é ranquear ou classificar os alunos. O sentido é da colaboração e do desenvolvimento comum das competências.”
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens: Foto1 – Imagem colorida e retangular. Juíza Tatiane Colombo apresenta trabalho para os colegas. Ela veste roupa azul em tons claros e escuros. Foto 2 - Imagem retangular colorida. Professor veste roupa cinza claro e escuro, segura microfone e fala com alunos. Foto 3 – juiz Jeverson Quintieri veste terno cinza e está sentado juntamente com os alunos. Ao fundo paredes cinzas.
 
Leia matéria correlata.
 
Escola da Magistratura inicia Curso de Formação de Formadores para juízes
 
 
 
Keila Maressa/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br