Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

01.06.2022 11:37

Judiciário oferta três novas turmas do treinamento “Pauta Concentrada” para advogados(as)
Compartilhe
Tamanho do texto:
No mês de junho, advogados e advogadas inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e que atuam nos Juizados Especiais terão mais três oportunidades de se capacitarem no treinamento Pauta Concentrada. As próximas turmas estão marcadas para ocorrer nos dias 15 , 22 e 29 deste mês.
 
O curso on-line é ofertada gratuitamente pelo Poder Judiciário de Mato Grosso com a finalidade fomentar a cultura da conciliação. Interessados (as) em participar da capacitação devem procurar a Escola Superior da Advocacia (ESA), situada na Avenida Dr. Mario Cardi Filho S/N - Centro Político Administrativo, em Cuiabá, ou pelo e-mail escolasuperiordeadvocacia@oabmt.org.br ou telefones (65) 3613-0956/0957.
 
O treinamento é realizado por meio da plataforma da Escola dos Servidores do Tribunal de justiça de Mato Grosso (TJMT).
 
Os temas são:
- Principais características da Mediação de Conflitos;
- Mediador: seu papel, seu perfil e suas habilidades;
- Relevantes Contribuições do Advogado para a Mediação;
- A Ética na/da Mediação; Processo e Técnicas de Mediação; e
- Mediação: um Novo Mercado para a Advocacia.
 
A capacitação é uma parceria do Poder Judiciário, através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e da Escola dos Servidores com a OAB-MT, por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA) e Comissão de Juizados Especiais da OAB/MT (COJESP).
 
Pauta Concentrada - O projeto foi implantado inicialmente nos dois juizados especiais de Várzea Grande e sete de Cuiabá, consiste em organizar a pauta de julgamento de forma que todos os processos distribuídos no mês têm audiências marcadas para a última semana do mês seguinte. Com isso, os representantes das empresas têm tempo hábil para estudar o processo e apresentar uma proposta à parte contrária. O tempo da reunião também foi alterado, passando a ser de 20 minutos, excluindo as audiências “pro forma’ que se resumia a pergunta “tem acordo?”.
 
Após o sucesso do projeto piloto, a “Pauta Concentrada” foi expandida para os Juizados de Rondonópolis, Sinop e Cáceres. Atualmente, o projeto é realizado com processos vinculados às empresas Vivo e Energisa e o Banco do Brasil.
 
Recentemente o Poder Judiciário lançou o hotsite Pauta Concentrada. Com este portal fica ainda mais ágil e fácil acessar as audiências, pois os links ficam disponíveis para serem consultados em cada sala.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
 
Descrição da imagem: Arte colorida com o logo da Pauta Concentrada. Ao fundo aparece as mãos de duas pessoas que usam roupas formais. Em uma das mãos, um homem segura uma caneta e aponta para um tablet. Acompanha o texto: Pauta Concentrada 3 turmas 15/06 – 9h às 11h; 22/06 - 9h às 11h; 29/06 – 14h às 16h. Assinam a peça: Poder Judiciário, OAB, ESA, Nupemec e COJESP.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br