Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

03.06.2022 07:56

Poder Judiciário conscientiza sociedade sobre Dia Mundial do Meio Ambiente
Compartilhe
Tamanho do texto:
Há exatos 50 anos, 113 países se reuniam em Estocolmo, na Suécia, para tratar de questões relacionadas exclusivamente ao meio ambiente. Naquele ano, foi estabelecido o dia 5 de junho como a data a ser comemorada e reforçada a importância da adoção de medidas coletivas e individuais de preservação e combate à degradação ambiental.
 
Neste 5 de junho, o Poder Judiciário de Mato Grosso traz a conscientização da sociedade para o tema por meio de diversas ações e parcerias em políticas públicas que fazem cumprir a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972, bem como a Constituição Federal de 1988 que trouxe de forma inédita o capítulo específico para o meio ambiente.
 
“O Poder Judiciário sabe que tem uma missão constitucional de atuar no julgamento de processos que são apresentados perante os juízos ambientais, como o Juizado Volante Ambiental e a Vara Especializada de Meio Ambiente, mas sem descuidar e sem deixar de lado a importância de trabalhar o reforço da necessidade da consciência pela preservação do meio ambiente. Temos trabalhado essa mensagem de diversas formas, uma delas é por meio do projeto Verde Novo”, afirma o juiz titular do Juvam e da Vara Ambiental de Cuiabá, Rodrigo Curvo.
 
O projeto mencionado pelo magistrado já realizou quase 500 ações de distribuição de mudas, plantio e atividades teóricas de conscientização ambiental em Cuiabá, desde 2017, quando foi criado no âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Parceiro do Projeto Verde Novo desde junho de 2018, o Grupo Petrópolis é responsável pela aquisição das mudas que são plantadas e distribuídas. O gerente de Sustentabilidade e Melhoria Contínua do grupo, Alaercio Nicoletti Junior, destaca os frutos positivos da parceria. “Estamos muito felizes porque outras cidades têm se mostrado interessadas pelo projeto e esperamos que esse 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, seja um sucesso”.
 
Uma das diretrizes do projeto é obter o envolvimento e o engajamento dos cidadãos por meio de ações de conscientização ambiental. Na análise da pesquisadora e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Cátia Cunha, o projeto tem um papel importantíssimo na arborização urbana de Cuiabá, no sentido de despertar nos cidadãos a responsabilidade de contribuir para melhorar o clima da cidade onde vivem.
 
“Acho louvável esse projeto, pois há várias áreas de Cuiabá que precisam com urgência de um processo de restauração de vegetação nativa. O uso de árvores por um programa socioambiental sustenta por si só, faz com que as pessoas da cidade entendam que para melhorar o clima, elas têm que contribuir”, reflete.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: Imagem colorida. Ao fundo a imagem aérea de uma floresta formando a silhueta de um rosto. Na parte central o texto: 05/06 - Dia do Meio Ambiente, da Ecologia e Dia Nacional da Reciclagem. Protegendo, preservando e colaborando! Assina a peça o logo do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso.
Segunda imagem: Foto horizontal colorida. De dentro da van do Projeto Verde Novo uma pessoa entrega uma muda para um homem de meia idade que veste camiseta branca e usa máscara facial marrom. Ele estende a mão direita para pegar a muda e segura outras duas mudas com a mão esquerda. A cena está iluminada pela luz do sol.
Terceira imagem: Foto vertical colorida do gerente do Grupo Petrópolis Alaercio Nicoletti. Ele é branco, usa óculos, tem cabelos e olhos castanhos, veste uma camisa branca, inclina o rosto levemente para a esquerda e tem olhar fixo para a câmera. Ao fundo desfocado há grades metálicas.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br