Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

07.06.2022 10:51

Alunos do curso de Direito da Faculdade Invest participam do ‘Nosso Judiciário’
Compartilhe
Tamanho do texto:
Como saber qual área de atuação jurídica escolher sem ter a experiência de conhecer de perto o Poder Judiciário? Os cinquenta e cinco acadêmicos do terceiro, sétimo e oitavo semestres de Direito da Faculdade Invest tiveram a oportunidade de esclarecerem suas dúvidas sobre o futuro profissional e puderam acompanhar a sessão da 1ª Câmara de Direito Público e Coletivo, presidida pelo desembargador Márcio Vidal, com a participação da desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos e da desembargadora Maria Erotides Kneip.
 
Durante a visita, realizada na segunda-feira, os futuros operadores do Direito conheceram um pouco mais sobre o funcionamento do Tribunal, as instalações do Palácio da Justiça e a história do Poder Judiciário de Mato Grosso. Os alunos encerraram o tour guiado no Espaço Memória, onde participaram de uma conversa com a juíza auxiliar da Corregedoria, Christiane da Costa Marques Neves.
 
No bate-papo com os estudantes, a juíza contou sobre a sua trajetória nos mais de 20 anos a serviço da magistratura, orientou aos estudantes sobre o início das atividades jurídicas e destacou o quanto essa troca é preciosa. “Acho a iniciativa, que já existe há muitos anos, fabulosa. Ela traz os alunos para dentro do Poder Judiciário, para conhecer o trabalho dos juízes, dos desembargadores, assistir às sessões, conhecer as instalações, vir conversar com o magistrado, ter a oportunidade de fazer perguntas, acho tudo isso muito valioso.”
 
Para a magistrada, por mais que a experiência possa ser repetida, ela é única e nunca será igual. “Cada vez que eles vêm, eles têm a visão de um juiz ou desembargador falando, de uma sessão de julgamento, que nunca é como a outra. E sem dúvida alguma, ouvir um pouco da história dos juízes, o que passam, o que pensam a respeito das outras carreiras, também é bastante interessante. Espero que essa experiência impacte no futuro profissional deles.”
 
A professora de Processo Civil e Práticas Jurídicas da Invest, Ana Paula Marques Andrade , ressaltou o impacto da visita em cada estudante. “Muitos alunos nunca entraram em um prédio do Fórum ou mesmo aqui no Tribunal de Justiça. Então essa experiência faz uma grande diferença, eles saem daqui mais motivados e buscam estudar mais, dar o seu melhor. E é por isso que faço questão de trazer os alunos dos semestres iniciais. É importante que logo no começo da faculdade eles já tenham essa noção de como funciona a estrutura do Poder Judiciário, para que eles valorizem cada vez mais os estudos.”
 
O aluno do 3º semestre de Direito, Rodrigo Rogério, confidenciou o sentimento de emoção em poder participar da conversa com a magistrada e conhecer a memória do Poder Judiciário. “Ouvir uma história como essa, de mais de 20 anos de magistratura, empolga. É como se revitalizasse as nossas energias. A gente pode ver os juízes, as moedas, tudo isso é muito válido para o acadêmico. Hoje, particularmente, fui muito influenciado, então as convicções começaram a aparecer, a surgir. Até para mostrar que é possível, que poderemos materializar um dia.”
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: Foto colorida no Espaço Memória. Estátua de metal da Deusa Thémis, representante da justiça, desfocada, em primeiro plano. Alunos de Direito da Faculdade Invest ao fundo, em foco.
Segunda imagem: Foto colorida dos alunos de Direito da Invest posicionados entre o acervo de documentos presente no Espaço Memória. Eles estão prestando atenção em um bate-papo.
Terceira imagem: Foto colorida da juíza auxiliar da Corregedoria, Christiane da Costa Marques Neves. Ela está utilizando um vestido azul, durante conversa com os alunos, no Espaço Memória.
Quarta imagem: Foto colorida do aluno do 3º semestre de Direito da Invest Rodrigo Rogério, posando para câmera no Espaço Memória. Ele veste camisa social azul claro e terno azul escuro.
 
Confira neste link outras fotos postadas no Flickr. 
 
Marco Cappelletti
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br