Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

13.06.2022 12:37

Desembargadora palestra em Programa de Enfrentamento ao Assédio em Livramento
Compartilhe
Tamanho do texto:
 A desembargadora Maria Erotides Kneip palestrou na Câmara de Nossa Senhora do Livramento, sobre o enfrentamento ao assédio sexual e moral, tema de ação do Judiciário de Mato Grosso. Durante o evento, que marcou o lançamento do Programa Municipal de Enfrentamento, a magistrada foi enfática quanto à urgência de políticas públicas para redução da violência contra as mulheres, que são o maior número de vítimas de assédio. O evento foi realizado na sexta-feira, dia 10.
 
“Poucos legisladores compreenderam a importância de ter uma sala da mulher na Câmara e ainda somos um país onde temos a cultura do patriarcado muito forte. Para que a gente se liberte disso, é preciso estudo e verdadeiro cuidado. Quero parabenizar a todos pelo trabalho”, afirmou a desembargadora.
 
Entre os dias 23 a 27 de maio, a desembargadora visitou as comarcas de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Cáceres, Barra do Bugres e Tangará da Serra para uma Roda de Conversa da Semana de Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação. Foram as ações do Judiciário que inspiraram os Poderes Legislativo e Executivo de Livramento a elaborarem o Programa municipal. Está em tramitação ainda um projeto de lei que regulamenta as ações.
 
“Nós mulheres não queremos nenhum privilégio e sinto que algumas pessoas, ignorantes, pensem assim. Vergonhosamente o Brasil ainda é o quinto no mundo que mais mata mulheres. Se as estatísticas fossem verdadeiras, provavelmente seríamos o terceiro”, asseverou Maria Erotides.
 
Na palestra da desembargadora estavam presentes o prefeito, Silmar de Souza Gonçalves, o vice-prefeito, Thiago de Almeida, o presidente da Câmara de vereadores, Manoel Gonçalo de Campos, a vereadora autora do projeto de lei que regulamenta o Programa, Leila Lúcia Martins de Melo, a vereadora Oneide Maria da Silva Assunção e presidente da sala da mulher, Fernanda Mota.
 
“Agradecemos a presença da desembargadora e nos enche de orgulho essa mulher que nos propicia tantos conhecimentos. Quando inauguramos a sala da mulher, em 8 de março, soubemos que na baixada cuiabana apenas nós e Cuiabá possuem Sala da Mulher na Câmara e queremos dizer que todos abraçamos a causa”, disse o presidente da Câmara.
 
Homenagem – Durante o a solenidade, a desembargadora foi homenageada e recebeu a Chave da Cidade. O título é uma honraria que simboliza confiança. Na antiguidade, as cidades eram fechadas e cercadas e as chaves eram entregues a pessoas que poderiam ter a liberdade de entrar na cidade livremente.
 
“É uma honra para mim. Já recebi muitas homenagens em meus 71 anos, mas é a primeira vez que eu recebo a chave de uma cidade e estou muito emocionada. Nunca pensei que a terra de Nossa Senhora do Livramento me permitisse uma honra tão grande, vou usar essa chave com o compromisso de ajudar a fazer de Livramento a primeira cidade com o compromisso de ficar livre de casos de assédio sexual e moral”, afirmou a desembargadora.
 
ParaTodosVerem: essa matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência.
Imagem 1 - Fotografia colorida onde aparece a desembargadora de perfil palestrando aos servidores e servidoras que estão sentados à sua frente.
Imagem 2 – Fotografia colorida da desembargadora recebendo a chave simbólica da cidade entregue por uma vereadora.
 
 
Neste link você acessa o portal de combate ao assédio do TJMT
 
 
Guia de Combate ao Assédio Moral, Sexual e Virtual
 
Andhressa Barboza/Foto: Assessoria Câmara de N. Senhora do Livramento
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br