Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

14.06.2022 15:58

Judiciário dá início a debates sobre direitos fundamentais e jurisdição constitucional
Compartilhe
Tamanho do texto:
“Não aceitamos mais a desigualdade social que assistimos nos bolsões de pobreza de nossa querida baixada cuiabana. A academia em conjunto com as instituições públicas e privadas devem trabalhar para diminuir esse contraste econômico e encontros como esse têm essa função.” A ponderação foi feita desembargadora Maria Erotides Kneip, representando a Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, durante a abertura do 1 Encontro Interinstitucional Stricto Sensu de Mato Grosso.
 
Ela apontou ainda que as decisões do Poder Judiciário de Mato Grosso têm sido melhor elaboradas por conta da interação acadêmica com institutos com os quais o Tribunal se interliga. “Esse é o caminho para a evolução do conhecimento. Esse espaço cultural estará sempre aberto para eventos que promovam uma plataforma mais justa e um mundo melhor. É para isso que trabalhamos todos os dias.”
 
O Encontro é realizado nesta quinta e sexta-feira (14 e 15 de junho), nos períodos matutinos e vespertino, no auditório Gervásio Leite do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ação pedagógica é promovida pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), com o intuito de ampliar o debate científico a respeito de temas relevantes de direitos fundamentais e jurisdição constitucional. Além do Judiciário, participam instituições como a Escola Superior do Ministério Público, Escola Superior da Advocacia e faculdades de Direito públicas e privadas em Cuiabá.
 
Desembargador Marcio Vidal, um dos coordenadores do evento, explicou que o encontro pode ser “considerado o princípio de um olhar sistêmico permanente voltado para todos os atores da Justiça”. Ressaltou ainda que é necessário exercitar a força intelectual construtora da sociedade. “Tal exercício molda as relações humanas dentro de um ambiente social livre, cujo limite natural é apenas o respeito à liberdade do outro, aos preceitos éticos e morais e às instituições jurídicas. Ser realmente livre. Toda sociedade precisa de homens livres atuando por meio de ideias próprias, pois cada consciência individual deve contribuir para a consciência comum.”
 
O juiz Antônio Veloso Peleja Júnior, também coordenador do evento, apontou que inicialmente o evento seria o lançamento de uma obra jurídica, porém decidiu ampliar a discussão para contemplar os magistrados mestrandos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, bem como as instituições que têm programas stricto sensu em Cuiabá e as escolas superiores. “O tema do Encontro é bastante interessante e queremos valorizar os programas de pós-graduação em Mato Grosso que estão tornando o nível docente mais bem capacitado. Também queremos valorizar os magistrados que buscam, por meio do estudo, estar mais bem qualificado, resultando em uma entrega melhor da Justiça à sociedade. Esse foi o móvel de idealização do evento.”
 
Também no evento, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Gisela Alves Cardoso, observou a importância de debater o amplo e plural respeito aos temas de direitos fundamentais e jurisdição constitucional. “É necessária e importante essa integração entre as instituições, sobretudo quando vivemos um momento em que há o fortalecimento da necessidade de qualificação, de se atualizar, de se buscar cada vez mais conhecimento, mas sobretudo de entender, discutir e defender a nossa Constituição Federal. Nesse momento em que a democracia brasileira é posta à prova a todo instante é importante discutirmos, dialogarmos tecnicamente e cientificamente, acerca do alcance protetivo da nossa constituição federal, acerca da aplicação das garantias fundamentais, direitos fundamentais, da aplicação constitucional.”
 
Participaram ainda o promotor Wesley Sanchez Lacerda, diretor da Fundação Escola Superior do Ministério Público; advogado Geovani Santin, diretor da Escola Superior da Advocacia; professor-doutor Aurélio Marrafon, representante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); professor-doutor Gustavo Nassan, representante da Faip; professor-doutor Manuel Messias, representante da Unifac; Helder Cassio de Oliveira, representante da Fasipe; professor-doutor Carlos Eduardo Silva, representante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); professor-doutor Valério Mazzuli, coordenador do programa de pós-graduação da Faculdade de Direito da UFMT e a representante da Academia Mato-grossense de Direito, Amini Haddad. Também estiveram presentes magistrados, juízes, servidores do Poder Judiciário e alunos das faculdades representadas.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição: Foto1 – imagem horizontal colorida. Desembargadora Maria Erotides Kneip veste roupas pretas e, em pé, fala para o grupo de autoridades. Ao lado dela, três pessoas estão sentadas. Ao fundo bandeiras e paredes bege e marrom. Foto 2 - imagem horizontal colorida. Desembargador vestido de preto fala ao microfone. Ao chão, arranjo de rosas e folhagem verde, ao fundo professores sentados formam o grupo de autoridades do evento.
 
Keila Maressa/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br