Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.06.2022 14:19

Corregedor anuncia Termo Circunstanciado pela PM em Juína e desembargadores são homenageados
Compartilhe
Tamanho do texto:
Durante o Corregedoria em Ação realizado entre quarta e sexta-feira (22 e 24/6) em Juína o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira e o presidente do Núcleo Permanente de Método Consensuais de Soluções de Conflito (Nupemec), desembargador Mário Roberto Kono, foram homenageados com a Moeda Honorífica - Guardiões do Noroeste, pelo comandante regional da Polícia Militar, ten. Cel. Siziéboro Elvis de Oliveira Barbosa. Os magistrados abordaram sob o prisma judicial o tema Patrulha Maria da Penha que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e sua lavratura. O TCO abrange crimes de menor potencial ofensivo. Uma inovação que a partir de agora permite que na região a Polícia Militar não precise se deslocar grandes distâncias para o registro nas Delegacias e coloque as informações diretamente no Processo Judicial Eletrônico (PJe), dinamizando os feitos para a sociedade.
 
Antes os policiais tinham que viajar em muitos casos para emitir o comunicado. O comandante citou um exemplo. “Muitas vezes gastamos tempo na lavratura de um Boletim de Ocorrência simples, ou somos obrigados a fazer um deslocamento grande, como exemplo os policias saem de Guariba para a Delegacia de Colniza, que são cerca de 150 km. Com esta ação da Corregedoria isso será evitado. É a PM à disposição da sociedade por mais tempo. Recebemos uma aula dos desembargadores e estas ferramentas vão resignificar a importância de nossa atuação“, indicou o comandante Elvis.
 
“Esse pessoal denominado grupo dos excluídos terá acesso à Comarca. A Polícia Militar poderá repassar as informações diretamente no PJe. Facilitando assim para quem está em localidades longínquas. Não é necessário mais que a PM tenha que viajar nestes casos. Ainda estamos trabalhado no Posto de Atendimento digital para dirimir todas as dúvidas existentes. É a realização de um sonho que está em andamento e que poderá ser concretizado logo” revelou o corregedor.
 
O presidente do Nupemec falou sobre os casos de feminicídio. “É muito importante mantermos este contato com os policiais militares. Eles estão na linha de frente e depende deles a captação de dados que possam nos amparar nas melhorias dos sistemas. Agradecemos o reconhecimento de nosso trabalho”, concluiu o desembargador Mário Kono. Os magistrados foram acompanhados do assessor de segurança da Corregedoria, o ten. cel. Tiago Costa Gomes.
 
Descrição das imagens: Foto 1- colorida. Os desembargadores mostram as medalhas. Eles e os policias estão em um amplo salão. Todos estão em pé e olham para a câmera. Na primeira fileira estão o assessor de segurança da Corregedoria, o corregedor, o comandante e o presidente do Nupemec.
 
 
 
Ranniery Queiroz/Fotos Adilson Cunha
Assessor de imprensa CGJ