Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.06.2022 17:26

Programa "Explicando Direito" traz autor de livro sobre sua experiência ao viver em situação de rua
Compartilhe
Tamanho do texto:
O que leva uma pessoa viver na rua? Essa pergunta é o que norteou o trabalho do pesquisador Juliano Batista dos Santos, autor do livro “Errantes Urbanos – Funções Corporais e Táticas de Sobrevivência dos Moradores de Rua em Cuiabá”. Ele falou sobre a obra no 2º episódio do Programa "Explicando Direito", fruto da parceria entre a Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT) e a Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O programa já está disponível no Canal do TJMT no YouTube.
 
Para escrever o livro, Juliano escolheu conviver com essas pessoas “se tornando uma delas”. Durante um período ele foi viver nas ruas, conhecer as histórias e ter suas próprias vivências. Entre as suas observações e experiências, o pesquisador conta que entre as principais razões que levam pessoas a irem para as ruas estão fracasso escolar, ao desenvolver competências para o trabalho e para a vida, o desemprego, baixos salários e o machismo estrutural.
 
Drogas – Longe de serem a causa da migração para as ruas o consumo de álcool e outras drogas é visto pelo pesquisador como algo que surge na transição. “Apesar de publicações oficiais colocando a dependência química como uma das causas dessas irem para as ruas, não é o que pude perceber na convivência com eles. A dependência química ocorre na transição entre as pessoas deixarem a casa e irem para a rua”.
 
Juliano Batista dos Santos é doutor e mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente, é professor efetivo de Filosofia no Instituto Federal de Mato Grosso, no Campus Cuiabá. Ainda é criador e coordenador da ação filantrópica Café Solidário, que oferece café da manhã, aos sábados, para população em situação de rua na Praça Alencastro, em Cuiabá.
 
Para assistir o programa, acesse esse link.
 
ParaTodosVerem: Essa matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência. 
Fotografia quadrada e colorida. Na lateral esquerda o ícone de play acompanhado do texto: /tjmtoficial. Na parte superior central o logo do Programa Explicando Direito, a foto do convidado: Juliano Batista dos Santos, acompanhados do texto: Professor-doutor: Juliano Batista dos Santos. Assista agora! 2º Episódio. Assina a peça o logo do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Andhressa Barboza
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br