Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

28.06.2022 17:14

Ônibus do Hemocentro recebe doadores de sangue no Fórum de Cuiabá
Compartilhe
Tamanho do texto:
Quem esteve no Fórum de Cuiabá nesta terça-feira (28) para trabalhar, participar de audiências, verificar processos ou resolver pendências com a Justiça teve a oportunidade de doar sangue no local, por meio de uma parceria entre o Poder Judiciário de Mato Grosso e o serviço móvel do MT-Hemocentro, o Hemobus.
 
O ônibus do banco de sangue público estadual estacionou nas dependências do fórum às 8h e esteve lá até as 16h, atendendo o público interno e externo, a pedido do Programa Bem Viver, do Poder Judiciário. Servidores e servidoras, colaboradores e colaboradoras terceirizadas e pessoas de outros órgãos públicos doaram sangue na ocasião.
 
O servidor público Manoel Rufino, da Procuradoria Geral do Estado (PGE), soube da iniciativa pelo site do Tribunal de Justiça e foi até o fórum no horário de almoço fazer sua contribuição para o banco de sangue.
 
“Nosso dia a dia é muito corrido, geralmente não temos tempo para nos deslocarmos até o Hemocentro ou outro local onde você possa doar sangue. Trazendo o ônibus para dentro do fórum, conseguimos nos ajustar e estando mais perto, conseguimos doar numa boa”, afirma.
 
Também teve quem aproveitou para doar no próprio ambiente de trabalho, como é o caso da assessora da Diretoria do Fórum Rafaela Martins. Ela já é doadora de sangue, mas estava sem realizar a doação desde 2020.
 
“É muito bom porque dá a disponibilidade das pessoas doarem mesmo no local de trabalho. Se fosse em outro local, talvez eu não conseguiria doar. Isso também tira aquele tabu de que o acesso à doação é difícil. Assim é muito mais prático, até para alguma parte que esteja aqui consultando um processo e vê a disponibilidade de doar e ajudar”, destaca Rafaela.
 
Campanha Junho Vermelho
 
O juiz-diretor do Fórum de Cuiabá, Lidio Modesto, destaca que a iniciativa foi realizada em alusão à campanha Junho Vermelho, de comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. "O Fórum da Capital se tornou parceiro dessa campanha e em razão disso divulgamos o evento para os servidores e magistrados, sobre a importância de ser um doador. Essa é uma campanha maravilhosa", frisou.
 
Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, mas a maior demanda atual do Hemocentro é pelo tipo O, de qualquer fator Rh, por ser doador universal.
 
Uma bolsa de 400 ml de sangue pode atender até quatro pacientes, separada em diferentes componentes, como hemácias, plaquetas, plasma fresco congelado e crio precipitado.
 
Podem doar sangue pessoas de 16 a 69 anos, que estão bem de saúde, pesem pelo menos 50 quilos, não se expuseram a riscos de contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue e estejam bem alimentadas. Quem tiver tatuagem, micropigmentação ou piercing, só pode doar sangue depois de um ano do procedimento. Já aqueles que tiveram covid-19 precisam aguardar 30 dias após o fim de todos os sintomas.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem – Foto horizontal colorida de uma bolsa de sangue dentro do aparelho de coleta, na cor amarela.
Segunda imagem – Foto vertical colorida do doador Manoel. Ele está sentado em uma poltrona cinza com o braço esquerdo puncionado com agulha, algodão e esparadrapo doando sangue. À esquerda está o equipamento de coleta do sangue.
Terceira imagem – Foto horizontal colorida do interior do ônibus Hemobus durante a doação da servidora Rafaela. Ela está deitada em uma poltrona cinza com o braço direito estendido e puncionado e ao lado dela uma enfermeira acompanha o procedimento, vestindo roupa hospitalar azul e máscara de proteção facial. Atrás delas, uma mulher de jaleco branco trabalha.
 
Nos links a seguir você tem acesso a outras matérias sobre doação de sangue.
 
Junho Vermelho: servidores do Tribunal de Justiça doam sangue em ônibus do Hemocentro

Ônibus do MT-Hemocentro estaciona na próxima semana no Tribunal e Fórum da Capital
 
Mylena Petrucelli/Fotos: Mylena Petrucelli e Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br