Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

30.06.2022 15:33

Capacitação permanente: Escola da Magistratura firma parceria com Escola da Defensoria Pública
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) firmou novo termo de cooperação técnica, desta vez, com a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (Esdep/MT). O objetivo é a cooperação entre as duas instituições, com vistas ao compartilhamento de atividades de formação, capacitação e aperfeiçoamento funcional a seus membros e servidores, nas modalidades presencial, virtual e à distância.
 
De acordo com o diretor-geral da Esmagis-MT, desembargador Marcos Machado, a celebração do termo de cooperação com a Defensoria Pública de Mato Grosso encerra um ciclo de unidade com todos os órgãos e agentes que compõem o sistema de Justiça Estadual. “A Defensoria é indispensável para a função jurisdicional do Estado, em especial na atividade de persecução penal”, destacou.
 
Conforme o desembargador, a Defensoria Pública de Mato Grosso possui em seu quadro um dos melhores e mais capacitados advogados públicos do Brasil. “É um ganho muito grande para a Esmagis-MT poder compartilhar conhecimento e aperfeiçoar pensamentos. Mas eu acredito um pouco mais. Acredito que haverá uma convergência de entendimentos em busca não de consensos, porque o Direito é dialético, mas de pontos comuns, de soluções razoáveis e, o mais importante, soluções práticas ou equivalentes que tenham resultado jurídico e social relevante”, observou.
 
Com a assinatura do termo entre as duas instituições, o desembargador aponta que agora é preciso iniciar um planejamento para que as duas escolas compartilhem ações de capacitação em sala de aula, em workshops e webinários.
  
“É um momento histórico para a Esmagis-MT, que aglutina e potencializa as suas atividades pedagógicas, porque alcança os juízes com várias visões daqueles que atuam no sistema, seja com propósito acusatório, seja na linha defensiva, sem ignorar também que a escola tem firmado termo de cooperação com as Polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros. Então, dimensiona-se um alcance quase que absoluto do Direito. E o que se pretende é justamente otimizar as escolas, uma podendo proporcionar, fomentar e induzir conhecimento para a outra”, complementou.
 
O diretor-geral da Esmagis pontuou ainda que nunca se viu na história da educação judicial no Brasil essa união entre as escolas. “Cada uma que celebrou o termo conosco dobrou a sua capacidade de desenvolvimento de ações pedagógicas. Mas a nossa escola, em especial, por ter firmado termos de cooperação com as unidades de ensino do Tribunal Regional do Trabalho, do Tribunal Regional Eleitoral, com as academias de Polícia Civil e Militar, com a escola de formação do Corpo dos Bombeiros, com a Escola Superior de Advocacia, com as entidades do Ministério Público, do Tribunal de Contas, com a Escola Nacional e um termo de cooperação internacional, multiplicou por dez o alcance e as opções de capacitação permanente dos juízes.”
 
Para o diretor da Esdep/MT, Fernando Antunes Soubhia, esse termo representa um compromisso de aproximação entre a Escola Superior da Defensoria Pública e a Escola da Magistratura. “Como a vivência do sistema de justiça pelos defensores públicos e pelos magistrados possui diferenças substanciais, produzindo conhecimentos e experiências variadas, a cooperação entre as instituições de ensino permitirá grandes avanços na capacitação dos membros da Defensoria Pública e do Poder Judiciário de nosso estado. A finalidade última é uma só: a melhoria do acesso à justiça e da prestação jurisdicional”, finalizou.
 
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br