Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

12.07.2022 10:05

Grupo de Fiscalização do Sistema Carcerário visitará unidades prisionais no Norte de Mato Grosso
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF-MT) percorrerá os municípios de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde no início da próxima semana.
 
A visita, que será realizada nos dias 18, 19 e 20 de junho, tem o objetivo de inspecionar as unidades prisionais dos municípios e iniciar as tratativas da assinatura do termo de intenção para implantação dos Escritórios Sociais nas cidades pertencentes à região Norte do Estado.
 
Estarão presentes na comitiva do Sistema Carcerário o supervisor do GMF, desembargador Orlando Perri, o coordenador do GMF, juiz Geraldo Fidelis, o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves, o presidente da Fundação Nova Chance, Winkler de Freitas Teles e demais membros da equipe do GMF e do Escritório Social de Cuiabá.
 
Escritório Social
 
O Escritório Social é uma ferramenta pública impulsionada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O programa trabalha 28 ações de forma simultânea para facilitar o acesso ao atendimento especializado em áreas como saúde, atendimento psicossocial, qualificação e encaminhamento profissional de egressos e pré-egressos do sistema prisional.
 
Os atendimentos são realizados de acordo com a demanda de cada indivíduo, com atenção às vulnerabilidades e riscos sociais, e a gestão do serviço é compartilhada entre o Poder Judiciário e o Poder Executivo Municipal.
 
Cronograma de implantação dos Escritórios Sociais
 
Após a instalação do equipamento em Cuiabá, em 2019, Jaciara foi o último município do interior de Mato Grosso a contar com a iniciativa, em julho deste ano. A estimativa estabelecida pelo GMF é a instalação do Escritório Social em cinco Comarcas do Estado até dezembro de 2022.
 
Marco Cappelletti
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br