Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.07.2022 17:50

Gabriel Chalita é o entrevistado do programa Magistratura e Sociedade
Compartilhe
Tamanho do texto:
15 - Gabriel ChalitaNesta sexta-feira (15 de julho), a 12ª edição do programa Magistratura e Sociedade, uma iniciativa da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), foi ar. Desta vez, o juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto entrevista o doutor em Filosofia do Direito, em Comunicação e Semiótica, professor Gabriel Chalita.
 
Com uma obra extensa, com mais de 70 títulos, dois livros do professor foram lançados no exterior: “Os 10 mandamentos da ética” – um dos assuntos abordados na entrevista – e “Pedagogia do amor”. “Ética, na verdade, é essa ciência inter-relacional. Como é que eu faço para que o meu estar no mundo signifique ajudar pessoas a florescerem, ideias a florescerem, nessa construção de um mundo melhor?”, questiona.
 
15 - CHalita“Essa responsabilidade que eu tenho diante do outro, do espaço do outro, do papel do outro, da vida do outro, vai formando essa teia essencial chamada ética. Gosto muito da visão aristotélica de ética, porque Aristóteles, na Ética a Nicômaco, que é um livro escrito para o filho dele, Nicômaco, para explicar para o filho o que ele deveria fazer para ser feliz, Aristóteles coloca a ética como o grande caminho para o desenvolvimento da felicidade”, destacou Chalita em trecho da entrevista.
 
Gabriel Chalita, cuja trajetória é dedicada à causa da educação, também é mestre em Direito e Ciências Sociais. Graduado em Direito e em Filosofia, deu início à carreira política aos 19 anos, como vereador e presidente da Câmara Municipal de Cachoeira Paulista. É membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Letras.
 
O Magistratura e Sociedade é um programa idealizado pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso com o intuito de ofertar reflexão teórica a partir da perspectiva das ciências sociais, notadamente filosofia, sociologia e política social, viando o aperfeiçoamento da atividade jurisdicional, bem como ampliar o conhecimento de magistrados em ciências sociais.
  
Assista neste link à integra do programa.
 
Para assistir aos programas anteriores, clique neste link.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
 
Descrição das imagens:
 
Imagem 1: Fotografia quadrada e colorida. Na lateral esquerda o ícone de play acompanhado do texto: /tjmtoficial. Na parte superior central o logo do Programa Magistratura e Sociedade e a foto do convidado: Gabriel Chalita. Acompanhado do texto: Convidado: Gabriel Chalita. Assista agora! 12º Episódio. Assina a peça a logo do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso.
 
Imagem 2: Print de tela da entrevista. Ao lado esquerdo, o juiz Gonçalo Antunes, de óculos, veste terno cinza e camiseta preta. No lado direito, o professor Gabriel Chalita usa terno escuro e camisa branca. Na parte central inferior, as logomarcas do programa Magistratura e Sociedade, do Poder Judiciário de Mato Grosso e da Esmagis-MT.
 
Lígia Saito
Coordenadoria da Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br