Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

20.07.2022 14:17

Judiciário de Rondonópolis irá premiar escolas vencedoras da gincana ‘Amigos do Meio Ambiente’
Compartilhe
Tamanho do texto:
Representantes das 15 escolas que se engajaram na gincana “Amigos do Meio Ambiente”, idealizada pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Rondonópolis, vão participar da premiação, prevista para ocorrer no dia 2 de agosto. Na oportunidade serão anunciadas as três primeiras colocadas que receberão equipamentos para as unidades de ensino. A solenidade será às 14h, no Tribunal do Júri da Comarca.
 
A gincana foi realizada durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, em 5 de julho, e incluiu uma série de ações de Educação Ambiental levando conhecimento sobre os temas levantados pelas próprias escolas, tais como: Queimadas urbanas e suas consequências ao meio ambiente, Consumo consciente e descarte correto do lixo e Bioma Pantanal. Ao todo, mais de 10 mil alunos se envolveram com a ação.
 
A juíza-coordenadora do Juvam, Milene Aparecida Beltramini explicou que foram abordados com os alunos os 5R’s da Sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Ela avalia que ensinar os benefícios de não se jogar os materiais recicláveis na natureza pode mudar hábitos e ajudar as crianças a repensarem a relação com o meio ambiente.
 
“Crianças são levadas a pensar no impacto de suas ações no meio ambiente e aprendem que podem fazer opção por garrafas retornáveis, copos não descartáveis, reutilizar materiais, recursar copos descartáveis. Ou seja, pensar o meio ambiente dentro dos pilares dos 5 Rs. A gincana ajuda a criar essa condição lúdica entre os alunos e o prêmio é um incentivo para que eles prestem mais atenção ao que pode ser reciclado ou reduzido”, pontuou a magistrada.
 
Prêmios
 
As premiações são fruto da parceria com o comércio local. Para o primeiro lugar será entregue um notebook, para o segundo uma caixa de som profissional e, para o terceiro, uma caixa de som semiprofissional.
 
Além dos prêmios, as escolas premiadas ainda poderão participar de passeios para conhecer de perto o trabalho realizado pelo Juvam e outras unidades ligadas à proteção ambiental.
 
Mobilização
 
De acordo com a gestora administrativa do Juvam, Marcia Melotto, o anúncio dos vencedores será no dia do evento e a pesagem final dos materiais recolhidos durante a gincana será feita na próxima semana. Isso porque durante a ação de conscientização ambiental, os alunos se mobilizaram em recolher materiais recicláveis, sob a orientação da Cooperativa Nova Esperança, que trabalha com reciclagem.
 
Entre os materiais recolhidos estão papéis (papel branco, papelão, revistas, livros, jornais e embalagens), plásticos (garrafas pets, sacolas, sacos, embalagens plásticas em geral), alumínio (latas, fios, utensílios de alumínio em geral), óleo de cozinha usado, pilhas e baterias.
 
“Também foram desenvolvidos temas com os alunos como sistema de reciclagem e esclarecemos dúvidas comuns como: o que reciclar? Forma de separação, como encaminhar para as cooperativas, quais as cooperativas existentes em nosso município, normativas e sanções legais, danos causados aos seres vivos ocasionados pelo descarte inconsciente, conscientização individual e social”, explica a gestora.
 
Andhressa Barboza
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br