Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.07.2022 12:01

Campanha permanente: Saiba como e onde conciliar conflitos
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Núcleo Permanente de Métodos consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec) do Tribunal de Justiça, tem fomentado a cultura da pacificação social e a mudança de comportamento, voltada para o não-litígio. A Campanha Estadual pela Conciliação ocorre em todas as comarcas do Estado e tem promovido a resolução de conflitos de forma rápida, fácil e online, sem que a pessoa precise ir até o fórum. Quer saber como fazer?
 
O cidadão ou cidadã interessado(a) em resolver qualquer questão sem ingressar com uma ação na justiça (reclamação pré-processual) pode acessar o portal do Nupemec e solicitar agendamento de audiência. Depois será expedida uma carta-convite para informar a outra parte.
 
Clique neste link para entrar no site do Nupemec 
 
Algumas situações que podem ser resolvidas por meio de acordo, sem precisar sair de casa: pensão alimentícia; guarda dos filhos; divórcio; partilha de bens; acidentes de trânsito; dívidas em bancos; danos materiais e morais; questões que envolvam comércio, relação de consumo, vizinhança e outras que dizem respeito aos interesses disponíveis ou indisponíveis transacionáveis.
 
A reclamação pré-processual consiste em um mecanismo que visa não sobrecarregar o judiciário, evitando, assim, que alguns conflitos que pudessem ser resolvidos de forma mais ágil acabem levando meses ou anos para a resolução. Tem o objetivo de resolver o conflito de forma harmoniosa entre os envolvidos.
 
Sala passiva – Caso a pessoa não tenha acesso à internet, as comarcas oferecem a sala passiva, com estrutura para aqueles que não têm possuem computadores ou celulares ou ainda, que não saibam como usá-los, e assim, garantir acesso à Justiça.
 
O espaço é também uma sala de apoio, que pode atender advogados(as), pode ser usada por uma parte do processo de outra comarca que esteja de passagem em Cuiabá e ainda servir de local para videoconferências solicitadas por juízos de outros lugares.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: Foto1: Arte da Campanha Estadual de Conciliação que mostra um senhor, com camisa polo verde ao lado de uma criança com camiseta amarela. Ele olha para o menino com carinho e a criança com sorriso no rosto. Eles estão em local aberto, com árvores ao fundo. Na arte, acima dos dois, está escrito: Campanha Estadual de Conciliação. Abaixo deles, em forma de arte, estão as frases da campanha. Do lado esquerdo: “É fácil, é rápido, é online. Do lado direito: “Resolva seus conflitos de forma segura, venha conciliar”. E abaixo das frases, as logomarcas do Nupemec e do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br