Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

02.08.2022 08:08

Ação do Juvam de Rondonópolis atende mais de 300 animais de população carente
Compartilhe
Tamanho do texto:
Mais de 300 animais, entre cães e gatos, da população de baixa renda do município de Rondonópolis foram atendidos no 12º Veterinário Solidário, realizado pelo Juizado Volante Ambiental local (Juvam) e parceria com a Organização não Governamental (ONG) Cantinho Animal. A movimentação foi grande na Escola Estadual Francisca Barros Carvalho, na Vila Olinda II, local escolhido para atender os pets e garantir e assegurar o bem-estar doméstico.
 
A iniciativa reuniu médicos(as) veterinários(as) voluntários, que atenderam gratuitamente cães e gatos. Também houve doação de medicamentos para início de tratamentos, como vermífugo, antibiótico, carrapaticida, além de coleta de sangue para exame de leishmaniose, vacinação antirrábica e cadastramento para castração de animais.
 
De acordo com a gestora administrativa do Juvam de Rondonópolis, Márcia Meloto, o 12º Veterinário Solidário tem objetivo de “levar aos animais e às famílias de baixa renda um atendimento qualificado visando o bem-estar animal. A juíza da Vara do Meio do Meio Ambiente e coordenadora do Juvam de Rondonópolis, Milene Aparecida Pereira Beltramini é muito preocupada e empenhada na causa do bem-estar animal, por isso ela promove, em conjunto com o Cantinho Animal, esse evento todos os anos. Essa já é a 12ª edição e foi um sucesso”, afirma.
 
A presidente da ONG Cantinho Animal, Mirna Mendonça exaltou a importância do evento, principalmente para a população que não tem recursos para arcar com consulta veterinária.
 
“Esse projeto é de grande valia para o povo que precisa tratar os cachorrinhos e não tem condições. São pessoas carentes que necessitam de um médico veterinário e aqui conseguimos reunir todos. É um projeto excelente e que precisamos bater palmas. A população ama esse projeto e pedem para que chegue a outros bairros”, disse.
 
Pioneiro neste projeto, o médico veterinário Marcelo de Oliveira destacou a presença da juíza Milene Beltramini e dos parceiros do evento. “A gente traz assistência veterinária para dar maior conforto à sociedade e também para saúde pública, pois os animais não ficando doentes as pessoas também não ficarão. Todos que comparecem são aqueles que têm um cuidado com seu animal. Fazemos o atendimento básico, com curativos, iniciamos tratamento com remédios que são doados aos donos dos animais. É uma iniciativa válida e boa para todos”, comenta.
 
Durante toda a manhã também foram distribuídas mudas de plantas para a população que esteve no local.
 
São parceiros do evento o Centro de Zoonoses de Rondonópolis, a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens: Foto 1: Imagem aberta do local onde foram realizados os atendimentos. Aparecem pessoas com seus cachorros sendo atendidas. Foto2: Imagem que mostra um cachorro sendo atendido. Uma mulher com sua filha estão próximas do animal, que está de barriga para cima enquanto um médico veterinário o examina. Foto 3: Uma mulher usando um vestido preto segura seu cachorro no colo, que é atendido pelo médico veterinário Marcelo Oliveira. O profissional está em pé, examinando o cachorro.
 
Dani Cunha/Imagens: Juvam - Rondonópolis
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br