Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

02.08.2022 11:14

Homem trans que já sofreu violência elogia criação de Centro de Atendimento às Vítimas
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Centro de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais instalado no Fórum de Cuiabá dará suporte jurídico, psicológico e assistencial a cidadãos e cidadãs vítimas de traumas físicos, morais ou patrimoniais em razão de delitos cometidos por terceiros.
 
O objetivo é garantir que as vítimas de crimes e de atos infracionais sejam tratadas com dignidade, igualdade e respeito enquanto estão nas dependências do Fórum da Capital, levando-se em conta a aflição ou choque a que foram submetidas ao passarem por esse tipo de situação.
 
Valentim da Costa Félix, homem trans que já foi vítima de violência física, psicológica e institucional, avalia que esse atendimento multidisciplinar é de suma importância, principalmente para vítimas de violência.
 
“O ser humano é muito complexo para ser tratado em uma área só. Não existimos só na área da saúde, na área da segurança, nós somos vários aspectos, então acho que é de suma importância um atendimento humanizado, de entender a pessoa que chega com medo, que está em um momento difícil. É muito melhor ter um profissional que a entenda”, avalia.
 
Ele traz a reflexão de que quando uma pessoa busca um serviço público, ela quer ser bem tratada, quer sentir a segurança de que aquele profissional que está lhe atendendo seja capacitado para entender a demanda que ela está trazendo.
 
“Quanto mais o servidor conhece o serviço que presta e busca conhecimento sobre aquela vivência, melhor vai poder atender e prestar esse atendimento, principalmente porque se trata de vítimas de violência. Lembrando que essa pessoa já vai chegar totalmente deteriorada. Tudo que ela não precisa é novamente sofrer outra violência naquele momento do atendimento”, destaca.
 
O local irá oferecer atendimento psicológico e encaminhamentos a programas sociais, tanto para as vítimas quanto seus familiares, por meio da atuação de dois psicólogos, duas assistentes sociais, uma servidora e uma estagiária.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Imagem 1: Foto horizontal colorida da entrada do Centro de Atendimento Especializado às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais em tons de azul, ao fundo a frase “Você não está só”.
Imagem 2: Foto horizontal colorida de Valentim. Ele usa camisa preta com estampa floral verde e vermelha, usa óculos e tem um piercing no nariz.
 
Leia outras matérias sobre o Centro de Atendimento nos links abaixo:
 
Presidente do TJ inaugura Centro de Atendimento às Vítimas de Crimes no Fórum de Cuiabá
 
Centro de Atendimento às Vítimas atende princípio da dignidade da pessoa humana, afirma juiz
 
Judiciário cria espaço humanizado de acolhimento para vítimas de crimes atendidas no Fórum de Cuiabá
 
Mylena Petrucelli/Foto do Centro de Atendimento: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br