Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

03.08.2022 16:29

Juizado Volante Ambiental de Rondonópolis premia escolas em gincana ‘Amigos do Meio Ambiente’
Compartilhe
Tamanho do texto:
Conscientizar para ajudar a preservar. O Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Rondonópolis premiou nessa terça-feira (02 de agosto) as três primeiras escolas colocadas na 2ª Gincana de Resíduos Recicláveis ‘Amigos do Meio Ambiente’.
 
A gincana estudantil faz parte de uma série de ações de comemoração da Semana Nacional do Meio Ambiente, em junho deste ano, e reuniu 15 escolas do município de Rondonópolis com o objetivo de criar uma visão de conservação e cuidado nos alunos(as), por meio dos 5R’s da Sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
 
Mais de 10 mil estudantes participaram das atividades de conscientização e arrecadaram, juntos, cerca de 10 toneladas de resíduos recicláveis para a gincana, sob a orientação da Cooperativa Nova Esperança, que reúne famílias e trabalhadores da reciclagem no município.
 
A primeira colocada em arrecadação de recicláveis e vencedora da 2ª Gincana de Resíduos Recicláveis ‘Amigos do Meio Ambiente’ foi a Escola Estadual Professora Edith Pereira Barbosa, que arrecadou 2,4 toneladas de resíduos. Em segundo lugar ficou a Escola Estadual Dom Pedro II, com 2,2 toneladas de recicláveis e em terceiro a Escola Estadual E Sagrado Coração de Jesus, com 1.733 quilos de materiais arrecadados.
 
Premiação
 
A escola vencedora recebeu um notebook novo, a segunda colocada ganhou uma caixa de som profissional e, para o terceiro lugar, a escola recebeu uma caixa de som semiprofissional e um microfone.
 
Materiais recolhidos
 
Entre os materiais arrecadados pelos alunos estão papéis (papel branco, papelão, revistas, livros, jornais e embalagens), plásticos (garrafas pets, sacolas, sacos, embalagens plásticas em geral), alumínio (latas, fios, utensílios de alumínio em geral), óleo de cozinha usado, pilhas e baterias.
 
A juíza que coordena o Juvam de Rondonópolis, Milene Aparecida Pereira Beltramini, destacou a satisfação pelo resultado das ações sustentáveis e de conscientização para os alunos. A magistrada também ressaltou a ampliação do número de escolas participantes em relação à primeira edição e do trabalho com os pilares do meio ambiente: a precaução e a prevenção. “Fico muito feliz. Esperamos continuar e ampliar esse trabalho. Tenho certeza que todas as escolas e estudantes sempre estarão dispostos a caminhar juntos conosco.”
 
De acordo com a diretora da Escola Estadual Professora Edith Pereira Barbosa, Patrícia Karina Barbosa Ereio, para alcançar a impressionante marca de mais de duas toneladas de resíduos, a instituição mobilizou alunos do 4º ano do Ensino Infantil ao 3º ano do Ensino Médio.
 
“Nós fizemos mutirões, os alunos foram em todos os bairros ao redor da escola, bateram palma, conversaram com moradores e recolheram os resíduos dos fundos das casas e levaram para escola. Além disso, temos projetos que colocamos roupas para doação e reutilização, não utilizamos copos descartáveis, cada aluno tem a sua garrafinha, os professores têm as suas canecas, então aplicamos na prática os 5R’ dentro da escola”, acrescenta a diretora.
 
O secretário municipal do Meio Ambiente, Marcus Vinícius das Neves Lima, cita a necessidade e importância da educação ambiental para jovens e adolescentes e afirma se sentir muito orgulhoso pela participação da Secretaria de Meio Ambiente em um projeto como esse. “Ver crianças mobilizadas para esse trabalho, que deve ser permanente, é extremamente gratificante. Essa semente plantada, em cada uma dessas escolas, trará retornos extremamente positivos a Rondonópolis no futuro.”
 
Para o coordenador da Usina de Triagem de Resíduos (UTR) de Rondonópolis, Sebastião Fernando Jacinto, a realização da gincana é de extrema abrangência e relevância no município. “Os materiais já são levados separados, sem rejeito, 100% aproveitados e isso facilita, pois ajuda muito na produção dos trabalhadores da cooperativa.”
 
Segundo a estudante do 2º ano do Ensino Médio da escola vencedora da 2ª Gincana ‘Amigos do Meio Ambiente’, Caroline Reis Bom Despacho, a mobilização de todos os alunos foi fundamental para vencer a disputa. “Mais do que ganhar, o mais importante pra gente foi plantar a semente de reutilizar as coisas. Lá na minha casa também a gente tem o cuidado de ter o lixo reciclado, separar tudo e descartar de forma correta para um mundo melhor.”
 
Dispositivo
 
A cerimônia de premiação e entrega de certificados reuniu autoridades e representantes das 15 escolas participantes. Entre as autoridades que compuseram o dispositivo, estavam presentes o juiz-diretor do Foro da Comarca de Rondonópolis, Renan Carlos Leão Pereira do Nascimento; o presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB, Jeysson Ferreira Almeida; o vereador do Núcleo Ambiental do município, Ozéias Reis, o secretário do Meio Ambiente Estadual, Ailton Carlos da Fonseca e a representante da Secretaria de Educação do município, Césa Mara de Moraes Vieira Zimpel.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto1: Banner do evento onde está escrito com letras garrafais brancas: 2ª gincana e a palavra ambiental em letra cursiva vermelha. Abaixo está escrito em letras pretas: De Resíduos recicláveis onde se vê abaixo duas caixas, uma azul e uma verde com objetos recicláveis e outra com lixo orgânico. No banner também está o símbolo amigos do meio ambiente com suas mãos em volta de um coração, todos na cor verde. Foto 2: Estudantes e representantes da escola vencedora da gincana. Eles estão em pé, um ao lado do outro. Duas meninas seguram o prêmio. Foto 3: juíza Milene Beltramini em foto fechada. Ela fala ao microfone, segurando-o com a mão esquerda e usa uma blusa de manga comprida preta. Foto 4: Dispositivo da solenidade. Autoridades e participantes estão sentados atrás de uma mesa. Em primeiro plano aparecem duas mulheres de costas. A imagem do dispositivo é capturada entre elas.
 
Marco Cappelletti (texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br