Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.08.2022 12:24

Tangará da Serra organiza atuação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher
Compartilhe
Tamanho do texto:
A organização da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na Comarca de Tangará da Serra (251 Km de Cuiabá), por meio da assinatura do Termo de Cooperação entre instituições, faz parte das ações desenvolvidas pela juíza Edna Ederli Coutinho, da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
 
Esse evento, na sexta-feira (19 de agosto), às 14h, no Salão do Tribunal do Júri do Fórum de Tangará da Serra, faz parte da Semana Justiça pela Paz em Casa e do Agosto Lilás, campanhas nacionais de extrema relevância para debater e prevenir esse tipo de violência.
 
A assinatura do Termo de Cooperação terá palestra sobre a “Atuação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher” com a desembargadora Maria Erotides Kneip e da tenente coronel Emirela Martins, da Polícia Militar de Mato Grosso.
 
Histórico A Campanha Nacional Justiça Pela Paz em Casa foi lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ocorre três vezes por ano (março, agosto e novembro), e tem como objetivo dar prioridade aos processos que envolvem violência doméstica e familiar contra as mulheres. Agora, em agosto, a campanha chega a 21ª edição.
 
E Agosto Lilás, que marca o mês em que a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) foi sancionada, também tem como missão estimular o debate sobre a violência de gênero e proporcionar visibilidade à legislação, considerada pelo meio jurídico como uma das mais avançadas do mundo.
 
Números da violênciaDe acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a cada sete horas uma mulher é vítima de feminicídio no Brasil. Só no ano passado, foram registrados 1.341 casos de feminicídio, sendo que 68,7% das vítimas tinham entre 18 e 44 anos, 65,6% morreram dentro de casa e 62% eram negras. Os autores dos feminicídios em 81,7% dos casos foram os companheiros ou ex-companheiros.
 
Descrição da imagem: arte colorida com o fundo preto. No canta superior esquerdo uma mão espalmada em sinal de pare. Logo abaixo a frase: semana pela paz em casa. No canto superior direito, um circulo na cor lilás, traz um texto convidando para o evento. Abaixo a descrição dos palestrantes. Na parte inferior a designação do local e data. No canto inferior direto o logo do Poder Judiciário e da Cemulher.
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br