Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

16.08.2022 13:40

Coordenadoria da Mulher do Judiciário realiza palestras sobre violência contra mulher no interior
Compartilhe
Tamanho do texto:
Em alusão a Campanha Agosto Lilás, de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, assessora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no âmbito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Cemulher-MT), Ana Emília Brasil Sotero, realizou nos dias 9 e 11 de agosto, a palestra “Conhecendo a violência de Gênero e a Lei Maria da Penha”, nas cidades de Nova Mutum (264 km ao norte de Cuiabá) e Tapurah (433 km a médio-norte da capital) respectivamente. Além disso, a Cemulher realiza trabalho para criação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na Comarca de Tapurah e de Tangará da Serra (251 Km de Cuiabá).
 
Em Nova Mutum, aproximadamente 200 pessoas da Rede de Enfretamento participaram da palestra organizada pela Secretária de Cidadania e Assistência Social do Município, no Batalhão da Polícia Militar. Já em Tapurah 260 mulheres participaram do evento “Mulher Protagonista”, no Centro de Cidadania e Transformação (CCT), voltado para conscientização e divulgação da campanha Agosto Lilás.
 
“Levar informação e conhecimento sobre violência doméstica, Direitos das mulheres, bem como a criação e fortalecimento das Redes de Enfrentamento nas comarcas é uma preocupação e recomendação da coordenadora da Cemulher-MT e vice-presidente do Tribunal de Justiça Estadual, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro”, pontua a assessora da Cemulher, Ana Emília Brasil.
 
Para a primeira dama e secretária de Assistência Social de Nova Mutum, Aline Félix, o evento foi importante para fortalecer a Rede de Enfrentamento. “Nos já demos os primeiros passos com a criação da Patrulha Maria da Penha, mas ainda precisamos avançar e esse evento foi uma oportunidade de debater e principalmente combater a violência contra mulher. A Ana Emília mostrou onde podemos melhorar, como mudar pensamentos e paradigmas que ainda existem na nossa sociedade. Todo mundo gostou desse momento de aprendizado”, destacou.
 
Mesmo pensamento do assessor técnico dos Serviços Socioassistenciais, Reginaldo Luiz de Oliveira. “Tivemos a honra de receber a Ana Emília, abrir a campanha Agosto Lilás com uma pessoa especialista na área, que agregou demais com seu conhecimento e explanou muito bem sobre a violência de gênero e a Lei Maria da Penha. Foi um divisor de águas para todos ali presente. Um momento de aprendizagem que quebrou muitos tabus”, disse.
 
Concomitante a palestra em Tapurah foi realizada uma reunião com o juiz da Vara Única, Bruno César Singulani França, o sistema de Justiça, o Executivo Municipal e a Sociedade Civil para criação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher local. “Foi um encontro inicial, outras reuniões já estão acontecendo, inclusive o município de Itanhangá foi contatado para fazer parte da Rede de Tapurah”, contou a Ana Emília.
 
Já em Tangará, na próxima sexta-feira (19/08), às 14h, será assinado o Termo de Cooperação para organização da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher local, no Salão do Tribunal do Júri do Fórum da cidade. Essa, que é mais uma das ações desenvolvidas pela juíza Edna Ederli Coutinho, da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, faz parte da Semana Justiça pela Paz em Casa e do Agosto Lilás, campanhas nacionais de extrema relevância para debater e prevenir esse tipo de violência.
 
“A Rede de Enfrentamento cumpre um importante papel que diz respeito à atuação articulada entre as instituições/serviços governamentais, não-governamentais e a comunidade, visando o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam o empoderamento e construção da autonomia das mulheres”, ressaltou Ana Emília.
 
#ParaTodosVerem: esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência. Imagem 1: Foto horizontal colorida em que todos os participantes da palestras em Nova Mutum estão reunidos, alguns em pé outros sentados, todos perfilados. Como decoração balões lilás preenchem a sala. Imagem 2: Foto horizontal colorida os nove membros da Rede de Enfrentamento estão sentados e conversam. Em cima da mesa há um notebook aberto.
 
Larissa Klein
Assessoria de Imprensa CGJ