Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.08.2022 16:19

Projeto-piloto de estágio em gabinetes supera expectativas e oportuniza crescimento a estudantes
Compartilhe
Tamanho do texto:
O projeto-piloto de estágio em gabinetes de juízes de primeiro grau – chamado de Estágio Judicial – está obtendo êxito e superando as expectativas dos estudantes que participam da iniciativa inovadora do Poder Judiciário de Mato Grosso. Iniciado em março de 2022, a avaliação geral dos estagiários e magistrados envolvidos é positiva e de grandes expectativas.
 
Gabriela Mundel, estudante do 6º semestre na Faculdade de Cuiabá (Fauc), participa do projeto na 1ª Vara de Família e Sucessões de Várzea Grande, sob tutoria do juiz José Antônio Bezerra Filho, há cinco meses.
 
Minutas de decisões, despachos, sentenças, audiências, atendimentos a advogados e rotinas de gabinete são conteúdos que Gabriela está aprendendo a desenvolver, de modo que a experiência profissional tem sido crescente para ela.
 
“É um projeto maravilhoso porque aproxima os juízes dos estagiários e servidores para passar um pouco da vasta experiência que eles têm e às vezes não conseguimos aprender muito. Esse projeto vem para unir essas duas coisas, permite que a gente participe de uma maneira mais ativa da rotina do gabinete”, pontua Gabriela.
 
A estagiária judicial relata ainda que era muito inexperiente e não tinha acesso às atividades dos magistrados. Agora, com a experiência que adquiriu, ela já vai saber o teor, prazos, matérias e competências quando for advogar, o que pode ajuda-la muito em sua carreira profissional.
 
O juiz Luis Otávio Pereira Marques, diretor do Fórum de Várzea Grande e titular da 3ª Vara Cível, é o coordenador do projeto e também faz a tutoria da estagiária Júlia Sá em seu gabinete.
 
Júlia atua há quatro meses no gabinete e conta que o aprendizado está sendo muito valioso. “Esse estágio é uma grande oportunidade para os novos estagiários porque entramos com receio do que vamos aprender, com um certo medo, principalmente porque vamos ter contato com um juiz. É uma oportunidade única, me sinto muito sortuda por participar e tirar proveito. Somos bem acolhidos e bem instruídos”, observa.
 
Reunião de avaliação - O juiz-coordenador se reuniu com os estagiários do projeto na tarde dessa quarta-feira (18 de agosto), no intuito de alinhar os trabalhos, ouvir sugestões, críticas ou colaborações ao programa.
 
“É propiciar esse aprendizado teórico e prático relacionado aos atos processuais e à função judicial. O estágio judicial acaba sendo mais contundente na questão do aprendizado de assessoria de gabinete. A vivência do magistrado, a vivência da assessoria de gabinete, são orientados a confeccionar minutas de despachos, minutas de decisões e sentenças, pesquisas jurídicas e até mesmo a parte de gestão de uma unidade. Esse aperfeiçoamento propiciará a eles um bom futuro no mercado de trabalho”, frisa o juiz.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: foto horizontal colorida da estagiária Júlia trabalhando ao lado do juiz Luis Otávio. Ambos estão em pé, em uma sala do gabinete e olham para um papel na mão do magistrado.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br