Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

05.09.2022 14:51

Vice-diretora da Esmagis prestigia posse de ministro Campbell como diretor da Enfam
Compartilhe
Tamanho do texto:
Na quinta-feira (1º/09), a vice-diretora da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, prestigiou a posse do ministro Mauro Campbell Marques como diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para o biênio 2022/2024. Na oportunidade, a magistrada representou o diretor-geral da Esmagis, desembargador Marcos Machado, e estava acompanhada da servidora e pedagoga lotada na Esmagis-MT, Vânia Maciel.
 
“Com muita alegria estive presente na posse do ministro Campbell, que foi nomeado novo diretor da Escola Nacional de Formação de Magistrados. Lá estive não só para parabenizá-lo nessa nova empreitada, mas também para estreitar relações entre a escola nacional e a escola estadual, a nossa Esmagis. Queremos alinharmos eventos, cursos, da melhor forma possível, para que sejam de interesse não só dos magistrados, como também da população. A nossa ida também foi importante para alinharmos as metas para 2023”, pontuou a desembargadora Helena Maria.
 
O evento foi realizado no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF) e contou com a presença da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do CJF, ministra Maria Thereza de Assis Moura; do vice-presidente do STJ e do CJF, ex-diretor-geral da Escola, ministro Og Fernandes; do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes; do presidente da Associação de Juízes Federais do Brasil, Nelson Alves; do corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão; da presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, entre outras autoridades.
 
Ao assumir a diretoria-geral da Escola, o ministro Mauro Campbell disse ter a missão de coordenar o desenvolvimento de políticas públicas educacionais que definem as diretrizes básicas para a formação e o aperfeiçoamento de magistradas e magistrados estaduais e federais em todo o Brasil, fundamentais para que o Poder Judiciário brasileiro preste um serviço público mais eficiente, rápido, moderno e humano.
 
“A Enfam deve ser o instrumento de aperfeiçoamento do serviço público que entrega cidadania a todos aqueles que procuram o Judiciário. Juízes prestam um serviço público que, como tal, deve ser ofertado a cada cidadão brasileiro com eficiência, característica alçada a princípio constitucional, que somente será efetivada se, e somente se, cada decisão judicial proferida estiver revestida de qualidade. Não há qualidade em qualquer área ou atividade humana se não houver aperfeiçoamento, condição intrínseca da excelência esperada no Judiciário”, destacou.
 
O ministro disse ainda que dará continuidade a todos os projetos e parcerias com entidades nacionais e internacionais, como Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Organização das Nações Unidas (ONU) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), além das escolas de magistratura federais, estaduais e estrangeiras.
 
A Enfam é o órgão oficial de treinamento de juízes estaduais e federais. Cabe a ela regulamentar, autorizar e fiscalizar os cursos oficiais para ingresso, vitaliciamento e promoção na magistratura. Criada pela Emenda Constitucional 45, que promoveu mudanças na estrutura do Poder Judiciário, a Enfam foi instituída em 30 de novembro de 2006, por meio da Resolução 3/STJ.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: A desembargadora Helena Maria está no auditório do Conselho da Justiça Federal. Ela tem cabelos castanhos compridos, usa óculos e veste uma camisa branca, blazer preto e calça vermelha. Está sorrindo e carrega uma bolsa preta. Imagem 2 (foto Enfam): Foto do ministro Mauro Campbell durante o discurso. Ele usa óculos, terno escuro e gravata vermelha.
 
Lígia Saito (com informações da Enfam)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br