Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

16.09.2022 17:46

Curso de formação para facilitadores de Círculos de Paz será realizado em outubro em Rondonópolis
Compartilhe
Tamanho do texto:
Diretores, coordenadores, supervisores escolares e professores serão capacitados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso como facilitadores de Círculos de Construção de Paz – um instrumento de atuação da Justiça Restaurativa que visa a pacificação social e a solução de conflitos.
 
O curso de formação será realizado entre os dias 3 e 7 de outubro na Diretoria Regional de Educação de Rondonópolis, com o intermédio do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca, coordenado pelo juiz Wanderlei José dos Reis.
 
A iniciativa do magistrado tem como objetivo consolidar a Justiça Restaurativa e a realização de Círculos de Paz em Rondonópolis.
 
“É uma iniciativa bastante salutar porque os círculos são um instrumento da Justiça Restaurativa que visa a pacificação de conflitos onde haja agrupamento de pessoas, sendo este em especial que visa atingir as escolas. É levar os círculos e promover a pacificação do ambiente escolar. Desde o porteiro até o diretor, todos são impactados positivamente pela prática”, enfatiza o juiz.
 
Essa será a primeira turma de formação de facilitadores, com a participação de 26 profissionais da educação estadual que estarão habilitados pelo TJMT a realizarem os círculos no ambiente escolar.
 
De acordo com o magistrado, Rondonópolis possui atualmente 36 escolas estaduais onde há 48.379 alunos e alunas matriculados.
 
Após a capacitação, a intenção do Poder Judiciário em Rondonópolis é estender a formação para todas as escolas estaduais e, posteriormente, também abranger as municipais.
 
Confira entrevista concedida pelo juiz Wanderlei José dos Reis à TV Justiça
 
Leia também: Judiciário promove apresentação dos Círculos de Construção de Paz a educadores em Rondonópolis
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição da imagem: fotografia colorida do Círculo de Construção de Paz, com representantes das escolas sentados em volta, também em círculo, enquanto o juiz Wanderlei Reis faz a abertura do evento se dirigindo aos participantes da reunião.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br