Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

10.11.2022 12:15

Expedição Araguaia-Xingu realiza sonhos e leva dignidade à população de Santa Cruz do Xingu
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Expedição do Poder Judiciário de Mato Grosso que está trazendo serviços essenciais à população da região do Xingu e que conta com mais de 50 parceiros chegou ao município de Santa Cruz do Xingu na noite de segunda-feira (07 de novembro).
 
Em respeito ao luto que vive o município, em razão do recente e prematuro falecimento de uma criança de oito anos, a comitiva da esperança realizou a tradicional carreata de boas-vindas em silêncio, sem buzinaço ou sirene, para avisar a população da sua chegada.
 
Durante os dias 08 e 09 de novembro a equipe da Justiça Comunitária do Poder Judiciário de Mato Grosso, parceiros e voluntários receberam os moradores do município na Escola Municipal Santa Cruz, com a oferta de diversos tipos de serviços de Justiça, como mediações e conciliações, orientações jurídicas, adoção tardia, reconhecimento de paternidade e declarações de hipossuficiência; serviços de saúde, como atendimento médico e odontológico, vacinações, exames e testes rápidos, doações de medicamentos, armações e lentes oculares; e serviços de cidadania, como inscrição, alteração, regularização e segunda via de Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG), Título de Eleitor, solicitação de benefícios, entre centenas de outros serviços oferecidos.
 
De acordo com a prefeita de Santa Cruz do Xingu, Joraildes Soares de Sousa, a expectativa para a segunda participação do município na Expedição era muito alta. “As expectativas foram superadas. A população está muito satisfeita, pois este ano aumentaram as consultas e exames oftalmológicos. Também tiveram várias atrações para as crianças brincarem, além de todos serviços que foram novamente oferecidos . Eu estou muito contente com a Expedição.”
 
A equipe do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) presente na Expedição realizou uma audiência de conciliação que chamou a atenção dos voluntários participantes. Há 10 anos sem nenhum tipo de contato com o ex-marido, a técnica de segurança do trabalho, Eleni Barbosa Amaral, procurou o Projeto em Santa Cruz do Xingu para outro serviço, mas descobriu no local que também seria possível solicitar a formalização do divórcio.
 
Como não possuía o telefone ou endereço para contato com o ex-marido, então foi necessário que a Defensoria Pública procurasse e encontrasse em um banco de dados federal as informações atualizadas do ‘então desaparecido’. Após conseguir falar com o ex-esposo, que atualmente reside no Estado do Pará, a audiência on-line então foi realizada em poucos minutos e teve como resultado o divórcio consensual.
 
Para Eleni, a Expedição Araguaia-Xingu permitiu a ela um final muito feliz, pois com a homologação do divórcio agora pode seguir sua vida sem os laços legais que a prendiam. “Estava sendo bem difícil porque eu moro no Rio de Janeiro e estou aqui a trabalho. Eu não sabia do paradeiro dele e nem ele do meu, então não conseguia resolver. Depois de 10 anos eu estou muito feliz que agora posso seguir em frente. Eu sempre quero seguir em frente.”
 
Crianças roubam a cena - A participação das crianças na 4ª Edição da Expedição tem sido um show à parte. Um dos grandes destaques para os pequenos e pequenas é a exposição de animais silvestres taxidermizados e das serpentes da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso. A princípio, a sensação de estranhamento e medo, por estarem vivas, é substituída pelo carinho às cobras. Os jovens aproveitaram para tirar diversas fotos, tocar nos répteis escamosos e os mais corajosos arriscaram até mesmo pegar as serpentes no colo.
 
Já com os Bombeiros Militares as crianças puderam conhecer um pouco dos equipamentos utilizados pela corporação e vestidos de equipamentos de segurança desceram de uma estrutura de tirolesa montada no ginásio da Escola.
 
No MT Ciências os jovens acompanharam experimentos científicos, utilizaram óculos de realidade virtual e compartilharam uma experiência imersiva no planetário. Em formato de meia esfera, o espaço apresentou vídeos em 180 graus sobre o sistema solar e o universo, permitindo um novo mundo de descobertas aos olhos curiosos dos pequenos participantes.
 
Na sala de atendimento do Detran os menores participaram de palestras e oficinas educativas sobre as leis de trânsito, enquanto no Juizado Volante Ambiental (JUVAM/MT) receberam doações de brinquedos e vivenciaram atividades lúdicas de conscientização ambiental com o palhaço Lelé Picolé Curimpampam, criado pelo Segundo Sargento Marcelo Luciano Pereira, que atua no JUVAM.
 
A pequena Emanueli de Matos de nove anos recebeu uma medalha pela sua participação no jogo de Futsal, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL/MT). A estudante do terceiro ano do Ensino Infantil afirmou que adorou participar de todas atividades oferecidas pelo projeto.
 
“Achei muito bom. Eu ganhei uma medalha. Também gostei muito das cobras, sou muito fã de animais. Vocês fizeram uma coisa muito bonita, eu amei isso aqui. Quando eu coloquei aqueles óculos parecia que eu estava mesmo no espaço, é muito legal. Vou esperar a expedição no ano que vem”, explicou a medalhista. As crianças ainda receberam doações de diversos livros infantis da parceira SECEL/MT.
 
Casamento Comunitário - A Expedição do Poder Judiciário também está realizando sonhos em Santa Cruz do Xingu. No final da tarde de terça-feira, 13 casais puderam finalmente oficializar a união em uma linda cerimônia.
 
O casal de jovens Marcos Henrique Coelho e Clênia Coelho estão juntos há sete anos e afirmaram que se não fosse pela Expedição e parceiros provavelmente não conseguiriam concretizar a cerimônia.
 
“Era um sonho de bastante tempo e que a gente conseguiu realizar. Eu agradeço a todos da Expedição Araguaia e do município, porque hoje eu pude finalmente viver isso”, afirmou a noiva ainda muito emocionada.
 
Veja mais fotos em nosso Flickr Oficial.
 
Parcerias – São parceiros da Expedição Araguaia-Xingu 2022: Governo do Estado de Mato Grosso; Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (SETAS/MT); Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL/MT); Casa Civil de Mato Grosso; Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (SECITEC/MT); Secretária de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT); Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP/MT); Secretária de Saúde de Cuiabá/MT; Juizado Volante Ambiental de Mato Grosso (JUVAM/MT); Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos de Mato Grosso (NUPEMEC/MT); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Receita Federal; Fundação Nacional do Índio (FUNAI); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT); Ministério Público de Mato Grosso; Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso; Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT); Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB/MT); Comando do 6º Distrito Naval – Marinha do Brasil; 13ª Brigada de Infantaria Motorizada – Exército Brasileiro; Energisa; Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (APROSOJA/MT); Grupo Bom Futuro; Instituto para o Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Esportivo e Social de Mato Grosso (IDEAES/MT); Prefeitura de São José do Xingu/MT; Prefeitura de Santa Cruz do Xingu/MT; Prefeitura de Luciara/MT; Prefeitura de São Félix do Araguaia/MT; Prefeitura de Cocalinho/MT; Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (POLITEC/MT); Policia Militar do Estado de Mato Grosso; Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso; Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso; Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN/MT); Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Luciara (UNEMAT); Comarca de Vila Rica; Comarca de Paranatinga; Comarca de Canarana; Comarca de São Félix do Araguaia; Comarca de Água Boa; Instituto Galvan; Prefeitura de Canarana/MT; Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso; Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região – (TRT/MT); Comarca de Porto Alegre do Norte; Studio Z Calçados; Voluntários.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: arte colorida da Expedição Araguaia Xingu. 2a imagem: fotografia colorida retratando a audiencia de divórcio por viodeconferencia. Na mesa ocomputador e os documentos da moradora. O colaborador do Judiciário auxilia a Eleni durante a audiencia. 3a imagem: fotografia colorida registra o momento em que as crianças tocam uma cobra que está nas mãos do policial miltar. 4a imagem: fotografia colorida mostrando o palhaço realizando brincadeiras com as crianças.
 
Leia mais:
Expedição Araguaia-Xingu 2022 leva Justiça, cidadania e saúde para comunidade indígena Kayapó
 
Expedição Araguaia-Xingu: comitiva do Judiciário já está na estrada
 
Marco Cappelletti/ Fotos Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br