Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.04.2024 14:34

Divulgada lista de inscritos no processo seletivo de conciliadores; prova será dia 21 de abril
Compartilhe
Tamanho do texto:
Foi divulgada a lista oficial de inscritos no processo seletivo unificado para o credenciamento de conciliadores para as Comarcas do Estado. Consequentemente, todas as pessoas que constam na lista estão convocadas para realizar a prova objetiva, que será realizada no próximo dia 21 de abril, nos termos do Edital nº 01/2024.
 
Confira neste link a relação completa disponível no Edital N. 27/2024
 
A lista conta com mais de 2.200 pessoas inscritas na ampla concorrência, mais de 200 concorrentes autodeclarados pretos ou pardos e 26 pessoas com deficiência pleiteando às vagas.
 
A prova objetiva do processo seletivo será realizada no dia 21 de abril de 2024, nos seguintes locais e horários:
 
- UNIFACC Cuiabá (Rua Pimenta Bueno, nº 534, Dom Aquino, Cuiabá, CEP 78015-190
 
- UNIFACC Várzea Grande (Rua Presidente Arthur Bernardes, nº 525, Ipase, Várzea Grande, CEP 78125-100
 
A abertura dos portões ocorrerá às 8h e o fechamento às 8h45, em ambos os locais de prova. Cada candidato pode verificar seu local de prova individualmente, na área do candidato, no site portal.recrutamentobrasil.com.br, no menu “local de prova”.
 
A seleção será composta de prova de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Os classificados serão credenciados pela Presidência do Tribunal, mediante solicitação da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), pelo período de até dois anos, admitida uma única prorrogação, por igual período.
 
Conciliadores são auxiliares da Justiça que prestam serviço público relevante, de caráter temporário, sem vínculo empregatício ou estatutário. Dentre as atribuições do conciliador estão: conduzir audiências de conciliação, sob a orientação do juiz, buscando a solução do litígio; redigir, conferir e ler termos de acordo no ato de audiência de conciliação, submetendo-os à homologação do juiz. No caso dos conciliadores do Serviço de Atendimento Imediato e do Juizado Especial Itinerante, esse profissional presta serviço no local das ocorrências ou que estiverem abrangidos pelo provimento em vigor, por exemplo.
 
A seleção visa à criação de cadastro de reserva, que ficará sob a responsabilidade da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), que definirá a distribuição das respectivas vagas de conciliadores, de forma centralizada ou por cada unidade judiciária.
 
Pessoas com deficiência poderão concorrer a 10% das vagas previstas e as que surgirem dentro do prazo de validade do processo seletivo. Os candidatos negros terão reservadas 20% das vagas oferecidas, conforme critérios detalhados no edital.
 
Celly Silva
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br