Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

21.08.2019 16:51

Judiciário em Movimento promove oficina de multiplicadores e capacita servidores em Sinop
Compartilhe
Tamanho do texto:
Conselheiros tutelares, professores e psicólogos que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Sinop (a 500 km de Cuiabá) receberam orientações em como lidar com famílias que passam por algum conflito.
 
Ao todo, 30 pessoas participaram da capacitação de multiplicadores da oficina Pais e Filhos, desenvolvida há três anos pelo Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca e ofertada nesta terça-feira (20) no auditório da OAB em Sinop, dentro da programação do Judiciário em Movimento.
 
A coordenadora do Cejusc em Sinop, juíza Débora Caldas, abriu o evento e disse que esta é a primeira oficina para multiplicadores realizada pelo Centro. "Queríamos fazer algo diferente para o Judiciário em Movimento e pensamos por que não beneficiar mais pessoas com esta oficina? E evitar que outras famílias precisem entrar na Justiça para resolver seus problemas?", questionou. "Dessa forma trabalhamos a prevenção de conflitos e dissiminamos a cultura da pacificação social", concluiu.
 
Para a coordenadora do CRAS do bairro Paulista, a assistente social, Luzileide Cavazzini, os ensinamentos repassados no encontro irão auxiliar os funcionários das unidades a lidarem com situações de conflito que se depararem. "Já é uma realidade a questão de divórcio dos pais, alienação parental, as disputas por guarda que acabam gerando traumas nas crianças, que se sentem culpados pelas brigas dos adultos e essas informações nos darão um suporte", adianta.
 
Pela manhã, os servidores de Sinop e comarcas vizinhas, encerram o curso Síntese das atualizações e inovações do Código de processo Civil, proferido pelo servidor Welligton Corrêa. "Trazer o TJ para a comarca, como se propõe o Judiciário em Movimento é muito importante. Conseguimos reunir em um do lugar pessoas de diversas áreas e comarcas, que trocam informações, disseminam o conhecimento. Servidores capacitados significa entrega da prestação jurisdicional mais célere e mais eficiente", avalia o facilitador. As capacitações são oferecidas pela Escola Itinerante, projeto da Escola dos Servidores.
 
A servidora da Comarca de Vera,Mayara Prezotto, viajou 80 quilômetros para participar das capacitações e diz que valeu a pena. "O facilitador tira muitas dúvidas do nosso dia a dia, pois conhecemos o Direito, mas aplicar na rotina gera algumas inseguranças e aqui ele falou de coisas que ocorrem de fato", apontou. "Tanto as dicas no CPC quanto de segurança foram boas e vamos usar no nosso trabalho. Cursos como estes são muito bem vindos, facilita a troca de experiência com os colegas da região, ainda mais quando é realizado perto de casa e a gente não precisa viajar tão longe como até a capital."
 
As atividades do Judiciário em Movimento seguem até sábado (24) com ações voltadas para capacitação de servidores e magistrados, debate com a sociedade em audiência pública e palestra do ministro do STJ, Marco Aurélio Buzzi durante a Jornada de Estudos.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409