Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

05.06.2021 16:28

Dia do Meio Ambiente: projeto Verde Novo entrega plantio em parque e distribui mudas em shopping
Compartilhe
Tamanho do texto:
“Eu plantei porque queria ajudar a natureza.” A simplicidade na fala do pequeno Lucas Lemos, de apenas oito anos e que hoje plantou a primeira árvore da vida dele, reflete o escopo do projeto Verde Novo, que neste sábado (5 de junho) realizou duas ações para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, em Cuiabá. Pela manhã a equipe do projeto e os parceiros da iniciativa fizeram a entrega oficial do plantio de 1.000 mudas no Parque das Águas, situado no Centro Político Administrativo, e no período vespertino houve a distribuição de 2.500 mudas para os frequentadores do Pantanal Shopping.
 
No parque, o trabalho de preparação dos berços que viriam a abrigar as mudas de ipês, oitis, aroeiras, mirindibas e angicos teve início na semana passada. A iniciativa de plantar essas mudas foi do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que contou com apoio da Cooperativa de Crédito dos Médicos, Profissionais da Saúde e Empresários de Mato Grosso (Unicred). Foi a cooperativa que entrou em contato com o projeto Verde Novo para realizar a ação, custeando a mão de obra do plantio. Já as mudas foram disponibilizadas pelo Grupo Petrópolis, parceiro do Verde Novo desde 2017.
 
O presidente da cooperativa, Ronivaldo Fonseca Lemos, destacou que a Unicred participou com muito orgulho dessa ação, que sintetiza um dos princípios do cooperativismo: a presença da cooperativa com um olhar à comunidade. “Esse olhar à comunidade está aqui solidificado como algo presente e futuro. É um legado, algo que plantamos aqui, plantamos na nossa cooperativa e nas pessoas que aqui estão”, observou.
 
Para o diretor-geral do TRE-MT, Mauro Diogo, o dia de hoje representa uma data simbólica. “O TRE fica muito feliz e muito honrado com essas parcerias. Ficamos bem contentes com o resultado. Às vezes as pessoas perguntam ‘ah, por que o Judiciário está participando desses atos?’. Enfim, o Judiciário é um dos únicos, se não o único Judiciário do mundo, que participa ativamente da Agenda 2030 da ONU. Seja com o plantio de árvores, com a redução dos gastos com energia, redução do uso de plástico, garrafinhas de água... Tudo isso soma, cada pouquinho disso soma para que a gente deixe um legado para as gerações futuras.”
 
Também presente ao evento, o ambientalista Abel Nascimento, representante da Prefeitura de Cuiabá, salientou que a parceria entre o Poder Executivo Municipal, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o Juizado Volante Ambiental, o Instituto Ação Verde e, na ação de hoje, o TRE-MT e a Unicred, pode ajudar a restabelecer o ‘verde’ na Capital mato-grossense. “Já ultrapassamos a marca de 100 mil árvores plantadas em Cuiabá nesses últimos quatro, cinco anos, e queremos chegar a um milhão de espécies arbóreas. Gostaríamos que todos estivessem envolvidos realmente. Se cada ser humano plantasse uma árvore hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, teríamos 7,5 bilhões de árvores no mundo plantadas só hoje. Sequestraríamos algumas toneladas de carbono, ajudaríamos na respiração do planeta e salvaríamos milhares de vida. É isso que queremos para Cuiabá”, complementou.
 
Já a engenheira florestal do projeto Verde Novo, Rosiani Carnaíba, explicou que essa ação no Parque das Águas teve início na semana passada, com a abertura dos berços, e que foram escolhidas espécies adequadas para o local, assim como foi realizada a técnica correta para o plantio, já que o período de chuvas chegou ao fim. “Fizemos a abertura dos berços, colocamos o hidrogel, que é essencial nessa época do ano, para que a terra se mantenha úmida por mais tempo, fizemos o plantio com as espécies adequadas, colocamos substrato e irrigamos posteriormente. Aguardamos que a comunidade do parque faça a manutenção e cuide das mesmas”, enfatizou.
 
O gerente de sustentabilidade do Grupo Petrópolis, Alaercio Nicoletti Junior, salientou que no Dia Mundial do Meio Ambiente foram doadas para Cuiabá 3.200 mudas de árvores. “Essas árvores, quando crescerem, vão trazer conforto térmico, vão embelezar a cidade e vão compensar parte do CO2 emitido, por exemplo, pelos veículos”, pontuou.
 
Distribuição de mudas – Além do plantio no Parque das Águas, 2,5 mil mudas começaram a ser distribuídas hoje à população no Pantanal Shopping. A entrega contou com uma unidade volante, um carrinho de mudas, que também disponibilizou um saquinho de adubo orgânico cuja doação foi viabilizada pelo shopping.
 
A auxiliar administrativa Keila Rodrigues aproveitou a oportunidade para pegar uma muda de ipê. “Amei, fiquei muito feliz de ter ganhado! Foi muito legal, não esperava ganhar. Saio daqui com a minha mudinha.”
 
Já a mediadora Anessa Pinheiro disse ter achado a iniciativa ‘o máximo’. “Que facilidade. Viemos almoçar, demos uma voltinha e quando olhamos, mudas. E o melhor ainda, de graça! Vamos continuar a manter a nossa cidade verde. Outra coisa é que as mudas aqui são de muito valor. No meu caso, eu peguei a copaíba e vai ser plantada numa chácara, aqui mesmo em Cuiabá”, revelou.
 
Presente à ação, a coordenadora de marketing do Pantanal Shopping, Emmanuelle Tomaz, destacou que o shopping já tem em seu DNA ações voltadas à sustentabilidade e que, em celebração ao Dia do Meio Ambiente, não poderia faltar uma nova iniciativa. “De 5 a 9 de junho teremos a Semana do Meio Ambiente. Estamos hoje com o Tribunal de Justiça fazendo doações de mudas de árvores, juntamente com outros parceiros, com compostos de terra bioativa. Com certeza a parceria foi fundamental para realizar essa Semana do Meio Ambiente”, destacou.
 
O Verde Novo é um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá e desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde. É patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas.
 
Saiba mais sobre o Verde Novo AQUI.
 
Veja AQUI o vídeo desta matéria.
 
Leia matérias sobre o assunto:
 
Projeto Verde Novo promove série de ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
 
Verde Novo celebra Dia da Biodiversidade com plantio na Avenida Dante de Oliveira
 
 
Lígia Saito (com apoio e fotos de Alair Ribeiro)
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br