Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

16.06.2021 16:29

TJMT realizará campanha de doação de sangue dia 29 de junho
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso realizará no dia 29 de junho campanha de doação de sangue, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14/06. A ação, parceria da Justiça Comunitária do TJMT com a Federação das Indústrias do Estado (Fiemt-MT), ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 16h, no estacionamento que dá acesso à entrada principal do Palácio da Justiça, onde estará o ônibus do MT Hemocentro, o Hemobus.
 
Servidores do Poder Judiciário, de órgãos e instituições do entorno e população em geral podem comparecer para participar da campanha, que tem objetivo de estimular a doação, auxiliar no estoque de bolsas de sangue e salvar vidas.
 
No dia da coleta de sangue, os doadores devem se dirigir à recepção principal do TJ, onde será realizado cadastro e triagem e depois encaminhados para o Hemobus.
 
A parceria com o TJMT, assim como demais órgãos e instituições, se dá em virtude do Projeto Multiação realizado pela Fiemt que, em virtude da pandemia, está retornando com algumas ações pontuais. Uma delas é a campanha de doação de sangue no Centro Político Administrativo. Ao longo de todo mês de junho o Hemobus estará localizado em um órgão.
 
O juiz coordenador da Justiça Comunitária, José Antonio Bezerra Filho foi convidado para ser padrinho desta campanha no âmbito do Poder Judiciário. É de grande importância a participação do maior número de pessoas, já que uma bolsa de sangue, por exemplo, pode salvar até quatro vidas.
 
Alguns esclarecimentos feitos pelo MT Hemocentro:
 
Quem tomou vacina pode doar sangue? Sim, porém, para cada tipo de vacina existe um tempo que deve ser respeitado. Coronavac: 48h; AstraZeneca: sete dias e Pfizer: sete dias.
 
Pessoas que já tiveram Covid-19 podem doar sangue? Sim.
Quando posso doar sangue depois da Covid-19? Pessoas que tiveram diagnóstico laboratorial ou clínico da Covid-19 devem respeitar o período mínimo de 30 dias após a recuperação, sem a apresentação de novos sintomas.
 
Critérios para doação: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50 kg; estar descansado; estar bem alimentado; não ingerir bebida alcoólica nas 12h anteriores à doação; apresentar documento com foto.
 
Tatuagem, piercing e micropigmentação: conforme determinação do Ministério da Saúde só pode doar sangue quem fez tatuagem, micropigmentação ou colocou piercing há mais de um ano.
 
Para fins de controle, os doadores interessados devem enviar nome completo para o e-mail: justica.comunitaria@tjmt.jus.br , canal que servirá também para informações e sanar dúvidas, além do telefone: (65) 3617-3450.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br