Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.10.2021 13:35

Corregedoria em Ação ouve advogados e promotores da região de Sinop
Compartilhe
Tamanho do texto:
Com a proposta de dar voz aos cidadãos, advogados, defensores, promotores, servidores e magistrados do Poder Judiciário, o Projeto “Corregedoria em Ação” continua seus trabalhos na Comarca de Sinop (Distante 500 km ao norte de Cuiabá). Foram coletadas reclamações, apontamentos e propostas, além de elogios na atuação do PJMT. O corregedor-geral da Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, ouviu atentamente a todos e prometeu respostas em uma semana. “Nós reconhecemos que temos muito a melhorar e queremos isso. O primeiro passo é ouvir e ponderar o que pode ser feito. Posso reafirmar que o meu desejo é o mesmo de toda gestão, da presidente Maria Helena Póvoas e da vice-presidente, Maria Aparecida Ribeiro. Queremos o melhor Judiciário”, reafirmou o corregedor.
 
Cumprindo a agenda prevista para terminar no próximo sábado (16/10) o corregedor e os juízes auxiliares, Emerson Luis Pereira Cajango e Eduardo Calmon de Almeida Cezar e a equipe a CGJ, visitaram a 6ª Subseção da OAB. Advogados representantes dos Municípios de Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, União Do Sul, Vera, se fizeram presentes. O corregedor que foi magistrado na comarca, 30 anos atrás foi homenageado pelo decano da Ordem. Zuquim agradeceu e falou sobre o enorme apreço que tem pela comarca e os amigos que fez.
 
Na sequência o presidente da Subseção Eduardo Marques Chagas pontuou questões, vara a vara, fez elogios e também apontamentos sobre demora nos despachos. “Sabemos que muitos conseguem atender via remota, mas alguns ainda têm dificuldades. Necessitamos da reabertura total do fórum o quanto antes”, disse o presidente da subseção que apresentou uma longa lista de solicitações, que envolvem desde os juizados especiais até o pedido de outros municípios da região. “Reconhecemos que os alvarás estão sendo assinados de forma célere. Há servidores e magistrados trabalhando muito também, reconhecemos isso. Registro aqui a atuação do dr Emerson Cajango, sempre nos atende e tenta dar os andamentos necessários”, indicou.
 
O corregedor comentou cada apontamento e disse: só vamos alcançar estes objetivos se nos unirmos, pois juntos somos mais fortes. Responderei o que é possível neste momento e continuaremos o trabalho para o atendimento das reais necessidades. Não esperem milagres. Chegaremos perto disso com a conclusão do concurso para 25 novos magistrados. A própria presidente Maria Helena se comprometeu com os senhores. O Poder Judiciário quer atender a todos, mas ainda têm limitações. O desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) também participou da reunião. “Muitas de nossas atribuições envolve o desenvolvimento com inteligência das nossas atividades. Falarei sobre os métodos consensuais e sempre precisamos discutir o tema com a advocacia. Essencial para que as ações propostas no Judiciário sejam realmente funcionais”, ressaltou.
 
O juiz auxiliar Emerson Cajango disse que a Corregedoria vai responder por escrito no prazo de uma semana. “Nós elegemos algumas bandeiras em nossa gestão e uma deles foi a digitalização dos processos. De quase 1 milhão de processos, apenas 36 mil e 300 processos ainda são híbridos. Estamos trabalhando na integração de sistemas, temos o e-carta, entre outros. Fizemos já várias designações de juízes leigos, a Pauta Concentrada, saltamos positivamente nos índices de acordo. Da casa dos 5% para 17% nas taxas de acordos”, disse Cajango. O juiz Calmon também explanou sobre o trabalho realizado junto ao foro Extrajudicial.
 
Em seguida a equipe do “Corregedoria em Ação” reforçada pelo coordenador Flávio de Paiva Pinto e o juiz diretor do foro, Cleber Luis Zeferino de Paula, atendeu no fórum os promotores, Nilton César Padovan, Carina Sfredo DalMolin e Roberta Cheregati Sanches. “Sugiro fazer no Juizado Especial mutirões e me proponho a ajudar”, disse a promotora Roberta. “A cidade de Sinop está em franco crescimento e as necessidades judiciárias crescem juntas”, considerou. “Temos aqui uma oportunidade única. Termos um feed back da Corregedoria e proposição de algumas mudanças, sempre em prol do Serviço Público”, pontuou o promotor Nilton.
 
“Ressalto que estamos dinamizando muitos feitos, por exemplo, com a Central de Processamento Eletrônico (CPE). Ela ajuda na digitalização dos processos e digitalização é celeridade e facilidade a todos. Isso tudo vai dinamizar nossos trabalhos e melhorar os serviços, o que quero mostrar é que estamos atuando em várias frentes e todas para beneficiar andamentos. Muitas vezes pecamos, mas a todo o momento estamos tentando melhorar. Tenham certeza que verificaremos, analisaremos e responderemos a vocês todas as demandas que nos foram encaminhadas”, concluiu o corregedor.
 
 
Confira o restante da programação da Corregedoria em Ação:
 
15/10/Sexta-feira
09h às 12h – Reunião com Servidores
Local: Tribunal do Júri
 
14h às 15h – Atendimento Sociedade em Geral
Local: Fórum Sinop
 
15h às 17h – Visita aos Foros Extrajudiciais
 
16/10/Sábado
09h às 12h/ 14h às 18h – Reunião com Magistrados do Pólo
Local: Tribunal do Júri
 
Para ter mais informações sobre o Projeto Corregeodoria em Ação acesse os links a seguir:
 
Judiciário mais próximo da sociedade: Corregedoria em Ação atende população em Sinop
 
Corregedoria em Ação quer ouvir sociedade em prol de melhores serviços
 
Ranniery Queiroz
Assessor de Imprensa da CGJ/MT