Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

25.10.2021 18:53

Representantes do TJAP concluem visita técnica ao Judiciário estadual e citam referência
Compartilhe
Tamanho do texto:
Em três dias de visita institucional e técnica ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso magistrados e servidores do TJAP saem satisfeitos e esperançosos em poderem melhorar a atuação do Poder Judiciário do Amapá, com base em ações do TJMT. A presidente Maria Helena Gargaglione Póvoas e o corregedor-geral José Zuquim Nogueira receberam a comissão visitante. “Em resumo posso dizer que a visita ao TJMT foi um sucesso, pois nos entregou muito mais do que esperávamos. Se depender de nós esta parceria tem que continuar, queremos o TJMT como uma espécie de padrinho da instalação do PJe em nosso sistema, já que ainda não o temos”, disse o juiz auxiliar da Presidência do TJAP, Nilton Bianquini Filho.
  
O Sistema OMNI que monitora a produtividade das unidades judiciárias nos cinco indicadores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Processo Judicial Eletrônico (PJe) que permite a elaboração de peças processuais dentro de uma única plataforma, eram as propostas inicias da visitação, mas a comissão do TJAP conheceu muito mais. A Central de Arrecadação e Arquivamento (CAA) que funciona no Fórum de Cuiabá traz a melhora na arrecadação. Eles também visitaram a Vara de Fazenda Pública Unificada do Fórum de Cuiabá, onde constataram a agilidade no processo de digitalização, que acarreta mais facilidade nos trâmites. O grupo ainda visitou a 3ª e 4ª Varas Cíveis e a 4ª Vara Criminal de Cuiabá.
 
Os juízes auxiliares da Corregedoria de Mato Grosso, João Thiago de França Guerra e Emerson Luis Pereira Cajango, acompanham a comitiva visitante. O juiz auxiliar da Presidência do TJAP Bianquini Filho veio acompanhado do juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça André Gonçalves de Menezes e técnicos do tribunal.
  
“O próprio CNJ nos recomendou conhecer sistemas e a atuação de vocês. A visita foi muito positiva e transformadora para nós. Visitamos o Fórum de Cuiabá. A central de arrecadação, por exemplo, achei maravilhosa, pois ela diminui o tempo de duração do processo sem abrir mão da arrecadação, também pudemos conversar sobre a questão dos fluxos”, disse o juiz Bianquini.
 
“É sempre uma honra receber os colegas de outros tribunais, pois, "conhecimento bom é conhecimento partilhado". Nessa troca de experiências todos nós ganhamos”, considerou o juiz auxiliar da CGJ, Emerson Luis Pereira Cajango.
 
Na sequencia você pode ler outras matérias sobre a visita técnica:
Representantes do Judiciário do Amapá fazem visita técnica ao Fórum de Cuiabá
 
 
Tribunal de Justiça recebe visita técnica de representantes do Judiciário do Amapá
 
Ranniery Queiroz
Assessor de imprensa CGJ/TJMT