Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.11.2021 14:03

Com 822 mil processos eletrônicos, TJMT investe em tecnologia para melhorar agilidade e segurança
Compartilhe
Tamanho do texto:
Com cerca de 823 mil processos em tramitação, dos quais 99% são virtuais (apenas 1.380 são processos físicos), o Poder Judiciário de Mato Grosso tem investido em tecnologia para oferecer serviços à sociedade com maior agilidade, segurança e eficiência. Uma das providências nesse sentido foi incluir no planejamento estratégico para 2022 a melhoria da infraestrutura de processamento de dados.
 
Desta forma, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação está realizando um procedimento de registro de preços para a atualização do processamento dos Datas Centers do Judiciário mato-grossense. “É imprescindível o investimento em tecnologia, uma vez que 95% dos serviços prestados pelo Poder Judiciário passam pelo meio digital. Nós precisamos investir em capacidade de processamento para entregar agilidade no Processo Judicial Eletrônico (PJe), nos portais de intranet e internet, na jurisprudência etc”, revelou o coordenador de Tecnologia da Informação, Thomas Caetano.
 
Ele revelou que o Judiciário tem procurado investir em tecnologia como forma de acompanhar a demanda crescente de serviços, que cresceu ainda mais com a pandemia da Covid-19. Vários avanços na informática adotados no dia a dia das pessoas foram incorporados pelo Judiciário, como a utilização de viodeconferência, atendimento pelo WhatsApp e serviços como o Balcão Virtual, dentre outros.
 
O Coordenador destaca que a ata para registro de preços é um passo importante para a aquisição do sistema que vai gerenciar todas as informações estratégicas judiciais, garantindo a segurança da informação. A finalização desse sistema está prevista para dezembro de 2022. A licitação será composta por um lote, com 31 itens, como a contratação de empresa especializada visando aquisição de servidores de dados, com garantia e suporte técnico, assim como suporte de equipamentos legados, com garantia prestada pela fabricante, conforme especificações técnicas do Termo de Referência. A prestação de assistência técnica prevê uma garantia de 60 meses.
 
O investimento aprovado ainda deverá passar por todas as fases da licitação. O primeiro passo é o registro de preços, que será no dia 29 de novembro às 10h30min (horário de Brasília). Nessa fase o TJMT fará uma sondagem de mercado para saber qual o menor valor possível para a aquisição dos equipamentos e dos serviços. Todas as informações estão disponíveis no portal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (www.tjmt.jus.br/licitacao ) ou no portal de compras do Governo Federal: www.comprasgovernamentais.gov.br . O registro de preço parte do montante estimado de R$ 44 milhões, para a aquisição dos equipamentos e serviços.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br