Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.11.2021 15:29

Encontro dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos apresenta ferramentas e casos de sucesso
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Justiça mato-grossense encerrou mais um evento, nessa terça-feira (23 de novembro), dedicado a promoção de iniciativas para expansão da cultura de paz e da mediação no Estado. Realizado de forma híbrida, presencialmente na sede da Escola Superior da Magistratura e de forma virtual pela plataforma Teams e transmitida pelo Youtube do TJMT, o V Encontro dos Cejuscs de Mato Grosso compartilhou experiências e forneceu novas ferramentas gerenciais paras os Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejusc’s).
 
O encontro contou com as participações da Presidente do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), Desembargadora Clarice Claudino da Silva, que falou do papel do Cejusc para a execução da Justiça Restaurativa. “Esse período foi de muito aprendizado para nós. Meio século não seria suficiente para darmos esse salto evolucionário, sem um fator externo como a pandemia. Então todo esse período de mudanças como plenário virtual, sessões, videoconferências e as novas ferramentas de comunicação foram decisivas”, salientou a desembargadora.
 
No segundo momento, a juíza coordenadora do Cejusc dos Juizados Especiais Cíveis da Capital, Viviane Brito; o gestor Judiciário do Cejusc Virtual Empresarial, Marcos Vinícius Marini Kozan; e a coordenadora do Cejusc Virtual Estadual, Helícia Vitti Lourenço compartilharam suas experiências diárias, os desafios e as oportunidades.
 
Após as explanações, a juíza coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec), revelou novas ferramentas de trabalho para o acompanhamento da meta 03, índices de conciliação e produtividade dos Cejusc’s. “O sistema monitora todos os dados de entrada e baixa processual em cada Cejusc e ajudará os magistrados e gestores em suas unidades”, apontou.
 
Por fim, o presidente do Nupemec, desembargador Mario Roberto Kono de Oliveira, encerrou o encontro exortando a todos os juízes e servidores a uma aliança em prol do sucesso dos Cejuscs. “Todos falaram uma coisa em comum ‘que estamos em construção’. Mas eu preciso dizer que estamos fazendo uma coisa revolucionária para a Justiça brasileira. E preciso essa união para desenvolver o melhor trabalho possível”, concluiu o magistrado.
 
Neste link você assiste ao V Encontro dos Cejuscs na íntegra
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br