Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.11.2021 17:19

Programa Nosso Judiciário retoma visitações ao Tribunal de Justiça com estudantes de Rondonópolis
Compartilhe
Tamanho do texto:
A presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, recepcionou calorosamente os acadêmicos de Direito de uma faculdade de Rondonópolis (a 212 km ao sul de Cuiabá). A visita faz parte da retomada do programa Nosso Judiciário que estava suspenso devido ao agravamento da pandemia da Covid-19, desde março de 2020.
 
Ao todo, 50 alunos do 2º e 4º semestres puderam conhecer as dependências do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, na tarde desta quarta-feira (24 de novembro) e ao final foram recebidos pela presidente do TJMT.
 
Maria Helena contou sua trajetória até chegar ao Judiciário e lembrou que no passado o Poder era extremamente fechado. “A primeira vez que coloquei os pés nesse Tribunal, na época havia apenas 11 desembargadores, estava como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso. Felizmente isso mudou e hoje o poder Judiciário está de portas abertas para a sociedade. Sintam-se acolhidos e respeitados como cidadãos e cidadãs”, exaltou a desembargadora.
 
Na conversa a presidente também destacou a dificuldade de romper as barreiras de gênero. “Cheguei aqui pelo quinto constitucional e fui a segunda mulher a vestir a toga de desembargadora. A primeira foi a grande Shelma Lombardi de Kato, que foi minha professora na universidade. Mas precisamos encarar nossos desafios e olhá-los de frente e assim nós mulheres fomos conquistando espaço. Provando a capacidade, afinco, esmero e comprometimento em tudo que nos propormos a fazer”, lembrou.
 
A mensagem tocou o coração da estudante do 4º Semestre, Bárbara Luisa Brandalise Zanetti. “A história de luta contada pela presidente nos inspirou muito. Ela agora ocupa o mais alto posto do Judiciário, mas mostrou que também passou por todos os desafios que nós passamos e passaremos. Enche-nos de esperança e expectativas de também conquistarmos nossos mais ousados sonhos”, revelou Bárbara.
 
Já o acadêmico do 2º Semestre, Rafael Juvênio, elogiou a receptividade do Poder Judiciário. “Foi muito importante conhecer a história do Tribunal aqui na prática, nos corredores, os plenários e por fim a explanação da presidente. Ela nos fez atentar que há vários caminhos para percorrermos. Até mesmo para alçar o voo como desembargador, não é só com a carreira da magistratura que se alcança esse posto. Visto que ela veio do quinto constitucional da OAB e também temos a do Ministério Público”, pontuou o estudante.
 
Por fim, o coordenador do curso de Direito da Fasipe de Rondonópolis, Paulo de Souza Freitas Júnior, destacou que a expectativa para o retorno ao programa Nosso Judiciário era grande. “Nós estávamos ansiosos para voltarmos a visitar o Tribunal de Justiça. Eu acompanhei outras turmas e sabemos o quanto essa experiência é enriquecedora para os nossos acadêmicos. Tanto é que a demanda que estava reprimida e inicialmente prevíamos um número de alunos e no fim tivemos que ampliar por conta do alto interesse em vir”, frisou.
 
Neste link você assiste ao vídeo desta matéria.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br