Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

14.07.2022 17:25

Inscrições abertas: assédios moral, sexual e virtual serão debatidos em curso na próxima semana
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação serão debatidos pelo Poder Judiciário de Mato Grosso na próxima semana com a finalidade de promover o aprofundamento, a identificação, bem como a conscientização de agentes públicos quanto essas práticas. O assunto será tema de curso entre os dias 20 (no formato virtual, das 8h às 12h), 21 e 22 de julho (ambos na forma presencial, das 8h às 12h e das 14h às 18h).
 
As inscrições estão abertas e são ofertadas para magistrados(as), servidores(as) e assessores(as) do Poder Judiciário de Mato Grosso. O curso é certificado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e é válido para a promoção na carreira da magistratura.
 
De acordo com a programação, no primeiro dia (20), o evento será realizado de forma síncrona, promovendo a interação entre cursistas e apresentadores. Na ocasião, os participantes assistirão à palestra Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual, que tratará da Resolução n. 351/20 do Conselho Nacional da Justiça, juntamente com atribuições e ações.
 
No dia 21, a aula será presencialmente, na sede da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT). Pela manhã será abordado o Assédio Moral no Trabalho. Já no período vespertino, os temas Assédio Sexual no Trabalho e Assédio Virtual no Trabalho.
 
Já no dia 22, pela manhã, o professor pós-doutor em Comunicação pela USP José Roberto Montes Heloani fará aula expositiva dialogada sobre o que diz a legislação que trata do assédio moral e sexual, consequências legais e penalidades. À tarde, a aula será sobre como prevenir, provar e denunciar o assédio e a discriminação. Ele também é doutor em Psicologia e livre docente em Teoria das Organizações e membro fundador do site www.assediomoral.org.
 
O curso é realizado pela Escola Superior da Magistratura, em parceria com a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do Poder Judiciário de Mato Grosso. De acordo com a organizadora do evento, desembargadora Maria Erotides Kneip, cabe ao Poder Judiciário a implementação de mecanismos que concorram à prevenção de conflitos, ao combate das desigualdades, à proteção das liberdades fundamentais e ao respeito do direito de todos de paz social.
 
“A sensibilidade que envolve os temas do assédio e da discriminação é evidente. São assuntos que colocam as relações humanas e sociais para o centro do debate. Atualmente, a discussão do assédio e da discriminação abarca as questões relativas ao exercício da cidadania e à defesa de identidades e provoca reflexões sobre nossa história e nossa cultura. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou a Resolução n. 351, de 28 de outubro de 2020, que institui, no âmbito do Poder Judiciário, política específica para essa problemática.”
 
Ela aponta ainda que a Resolução CNJ n. 351/2020 apresenta diretrizes para gestão e organização do trabalho; orienta sobre mecanismos de acolhimento, suporte e acompanhamento de denúncias e de pessoas afetadas; modos de tratamento das notícias de assédio e discriminação; condução em relação a infrações, procedimentos disciplinares e penalidades; e do alinhamento da Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação com o planejamento estratégico de cada órgão do Poder Judiciário.
 
Neste link são feitas as inscrições de magistrados(as).
 
Já os servidores(as) devem ser inscrever por este link.
 
Mais informações são conseguidas na Esmagis: (65) 3617-3844 ou 3617-3467.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens: Arte horizontal colorida. Traz informações: Curso Híbridos Esmagis-MT - Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação - Data: 20 de julho (virtual), 21 e 22 de julho (presencial) - Carga horária: 20h - Inscrições até 15 de Julho - Formadora Desembargadora Maria Erotides Kneip - Informações esmagis@tjmt.jus.br - (65) 3617-3844. Assinam a peça os logos do Poder Judiciário, da Esmagis, da Enfam e da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual.
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br