Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.09.2022 17:17

Juiz Budny conquista a aposentadoria depois de 26 anos de dedicação à magistratura
Compartilhe
Tamanho do texto:
O juiz Onivaldo Budny, depois de 26 anos e quatro meses dedicados à magistratura de Mato Grosso, tem o pedido de aposentadoria deferido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Doutor Budny, que tomou posse como juiz substituto em 1996, respondia, até a semana passada, como titular da Primeira Vara da Fazenda Pública da Comarca de Cuiabá.
 
O magistrado, natural de Arapongas (PR), começou a carreira na Comarca de Barra do Bugres, passou por Guiratinga, Rondonópolis, Sinop, Várzea Grande, Juara até chegar a Cuiabá. Entre as diversas funções desenvolvidas no Judiciário mato-grossense, foi diretor de Fórum, juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e da Presidência do TJMT e coordenou a Central de Conciliação de Precatórios.
 
O magistrado foi ainda juiz-Ouvidor do Tribunal de Justiça e integrou a Comissão Especial sobre Drogas Ilícitas da Justiça estadual. Durante a atuação no Judiciário,  Onivaldo Budny recebeu elogios da Alta Administração do Tribunal de Justiça pela qualidade e resultado dos serviços realizados em várias ações e atividades judiciais, entre as quais na Justiça Eleitoral, em cumprimento de Meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e em mobilizações do Judiciário no Estado nos programas Pequeno Cidadão e Pai Presente.
 
Onivaldo Budny, que é casado com Zeni Campregher e tem quatro filhos, é formado em Direito pela Universidade de Ciências Jurídicas de Itapetininga (SP). Além da Fazenda Pública, o juiz atuou em varas cíveis e criminais nas comarcas onde atendeu como juiz de Direito.
 
O advogado Ussiel Tavares fez questão de falar sobre a aposentadoria do juiz. “Tenho orgulho de dizer que fiz parte da história e contribuí para a carreira dele, junto com o nosso saudoso amigo Mário Cardi Filho, com quem iniciamos nossa trajetória jurídica”. Ele lembrou que teve a satisfação de trabalhar com o magistrado, antes do ingresso dele na Justiça de Mato Grosso, quando fez parte da equipe de juristas na Tavares, Cardi e Varão, na Capital.
 
Ussiel Tavares assegurou que fortes amizades são como uma segunda família, e, por isso, tem a liberdade de dizer que, ao longo da trajetória jurídica,  Onivaldo Budny honrou as origens e nunca se distanciou do atendimento aos advogados. O jurista completou dizendo que, apesar da merecida aposentadoria, o magistrado deixa uma lacuna no Judiciário mato-grossense, mas também a marca dele que é de eficiência e profissionalismo. 
 
O ato da aposentadoria foi aprovado nesta quinta-feira (22 de setembro) na sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Durante a sessão o desembargador Marcos Machado recordou que quando era promotor de Justiça trabalhou com o juiz Onivaldo Budny na Comarca de Guiratinga. “É um homem integro, diligente e cumpridor dos seus deveres”, destacou.
 
O juiz também foi homenageado por magistrados e magistradas, servidores e servidoras do Fórum da Capital em agradecimento ao trabalho e pela presença dele naquela unidade judicial. Os colegas de magistratura, Ramon Fagundes Botelho, Sinii Savana Bosse Saboia, Jones Gattas Dias e Márcio Aparecido Guedes, fizeram questão de abraçar o mais novo aposentado.
 
Andria Furtado Delatorre, que assessorou o juiz de 2011 a 2022, classificou como uma honra ter atuado no gabinete dele durante esse período. “Aprendi com ele, verdadeiramente, o significado das palavras integridade, honestidade e comprometimento, que são reflexos diretos dos princípios e valores dele. Tenho e sempre terei um carinho fraternal ao meu querido chefe, que, por muitas vezes, me acolheu como filha”, declarou Andria.
 
Quem também teceu elogios ao magistrado foi Evaldo Rocha, que trabalhou na assessoria de maio de 2001 a março deste ano. O servidor acentuou que na trajetória de 21 anos, acompanhando o magistrado em varas de feitos gerais, criminal, fazenda pública, eleitoral, central de precatórios, pode constatar, além de empenho e zelo, a atenção do magistrado para os processos, decisões e sentenças sempre bem fundamentadas, em busca da aplicação de justiça e do melhor direito na entrega da prestação jurisdicional.
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: Foto 1 – em formato horizontal colorida: doutor Onivaldo. Foto 2 - em formato horizontal colorida: juiz Onivaldo, de terno cinza escuro, ao lado dos colegas Ramon, de terno azul marinho e gravata cinza clara, doutora Sinii, doutor Jones, de terno e grava azul marinho, e o doutor Márcio, de terno azul e camisa branca. Foto 3 - imagem colorida. O magistrado está em pé, ladeado por um assessor e uma assessora. 
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br