Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

30.09.2022 09:16

Escola Militar é a 114ª unidade visitada por projeto do Judiciário
Compartilhe
Tamanho do texto:
Em novo endereço desde julho, a Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes recebeu o projeto “Nosso Judiciário” nessa quinta-feira (29 de setembro). A escola agora está sediada no bairro Carumbé, em Cuiabá. No auditório, os 450 alunos do Ensino Médio foram divididos em duas turmas para receber orientações do coordenador do programa, o servidor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso Neif Feguri.
 
Os estudantes também receberam a cartilha “Como funcionam os juizados especiais”, distribuídas pelo integrante do programa, o técnico judiciário Antônio Cegati. Esta foi a 114ª unidade escolar visitada pelo programa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) em nove anos de funcionamento, impactando cerca de 28 mil estudantes.
 
O diretor da Escola Militar Tiradentes, Coronel Zacarias Vitalino, avalia que a aproximação do Judiciário à comunidade escolar é fundamental, principalmente por atender a um público que está no processo de aprendizagem e que daqui a pouco deixarão a sala de aula.
“Este é um ensinamento que vão levar para toda vida. Muitas coisas foram ditas que eles não sabiam ainda, como o funcionamento do Juizado Especial, essa justiça mais rápida”, comenta. “Temos alunos que já são empreendedores, já tem os seus negócios, ou trabalha em outras atividades e essas informações podem ajudar .“
 
A exposição de Neif Feguri abordou temas como drogas, embriaguez ao volante, direitos do consumidor, Defensoria Pública e como funcionam os juizados especiais. “Estivemos na outra sede da escola Militar há oito anos, recebemos o convite do Comando Geral da PM e com muita honra voltamos para falar com essa unidade, dessa vez destacamos os crimes cibernéticos, que são a bola da vez dos jovens”, afirma. “Agora, é importante falar de direitos, deveres, e de que a justiça está presente para ajudar o cidadão quando precisar, deixando bem claro que a justiça é gratuita, que quem não tem condições de procurar um advogado deve buscar o defensor público, só não procura a justiça hoje quem não quer.”
 
O aluno Gabriel Roberto Matos, 18 anos, 3º Ano, aprovou a iniciativa do Judiciário. “Ás vezes alguns alunos aqui não sabem dos direitos que temos e com a vinda de vocês a gente descobriu tanto direitos garantidos quantos deveres. Gostei quando a palestra falou sobre o bullying, quando ele citou leis, ainda mais porque penso em fazer Direito e depois concurso para a Polícia Federal”, contou.
 
Para Ana Carolina Araújo, de 18 anos, também do 3º ano, o projeto vem para informar os estudantes e melhorar o convívio tanto dentro quanto fora da escola. “Achei super interessante, porque meu sonho é cursar Direito pesquiso bastante busco sempre me manter informada. Prestei bastante atenção em tudo, porque já teve situações na escola que não podia ter ocorrido e a palestra deixou claro sobre nossos direitos e também deveres. Sabendo onde buscar ajuda fica mais fácil”, completa.
 
Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagens: Foto 1 – Colorida e horizontal. Ao lado do palestrante, diretor da Escola dá boas-vindas ao projeto em uma auditório lotado pelos estudantes, que estão uniformizados e sentados . Foto 2 – Colorida e horizontal aluna lendo a cartilha. Foto 3 - Colorida e horizontal aluna Ana Carolina concede entrevista.
 
Alcione dos Anjos/ Fotos Reprodução TV.Jus
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br