Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

30.09.2022 12:48

Judiciário lança campanha de arrecadação de livros para unidades penais de Mato Grosso
Compartilhe
Tamanho do texto:
A campanha “Livro para ser livre – A ressocialização pela leitura” é uma iniciativa da Justiça estadual com parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Mato Grosso e Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O propósito da ação é arrecadar obras literárias em diversas cidades para serem distribuídos às unidades prisionais de Mato Grosso.
 
Os livros arrecadados, além de possibilitar a melhoria e aumento do acervo das bibliotecas das unidades penais, vão ser utilizados como incentivo a leitura e estudos para os homens e mulheres que estão em situação de privação de liberdade.
 
A ideia da campanha é instrumentalizar os apenados e apenadas a buscarem o conhecimento para que possam, após o cumprimento da pena, aumentar as chances de reintegração social. O Grupo de Monitoramento também ve a leitura como um mecanismo de combate à ociosidade nas prisões.
 
‘Livro para ser livre’ estimula o interesse de reeducandos e reeducandas em seguir uma trajetória educacional, para que consigam retornar ao convívio social em condições úteis para a vida e o trabalho, uma vez que a leitura é uma importante ferramenta de transformação e sensibilização do ser humano.
 
Os livros podem ser doados até 10 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19h, na recepção dos Fóruns das Comarcas de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop, Sorriso, Diamantino, Barra do Garças, Tangará da Serra, Primavera do Leste e Rondonópolis.
 
No Tribunal de Justiça, as doações podem ser depositadas em caixas coletoras na recepção central, no restaurante, no Anexo Desembargador Antônio Arruda, na Escola dos Servidores, ou ainda podem ser entregues no sistema drive thru na entrada do estacionamento de visitantes.
 
#ParaTodosVerem: Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência.
Descrição da imagem: Foto em formato horizontal colorida com mão segurando um livro aberto. Na parte superior o logo “Livro para ser Livre – A Ressocialização pela Leitura”. Ao centro o texto: Campanha de arrecadação de livros para unidades prisionais de Mato Grosso e informações da data de arrecadação e instituições promotoras da campanha.
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br