Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

06.02.2023 11:41

Poder Judiciário de Mato Grosso inicia formação para instrutores em Círculos de Paz
Compartilhe
Tamanho do texto:
Para Semear a Paz e Fortalecer a Justiça o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), deu início ao Curso de Formação para instrutores em Círculo de Construção de Paz. A abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira (6 de fevereiro), na Escola dos Servidores, em Cuiabá e contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino da Silva.
 
A magistrada, que preside o NugJur, ressaltou a importância de cada um dos participantes. “Cada elo desta corrente tem valor inigualável”, disse ao agradecer a adesão ao curso, já que serão portadores da expansão da cultura da paz.
 
Formar facilitadores para o propósito da expansão da pacificação social é uma da prioridades nestes dois anos, como afirmou a presidente. “É de vital importância que nós estejamos sempre atentos a multiplicação desses facilitadores. Se a intenção é disseminar a cultura dos círculos de paz precisamos ter um número cada vez maior de pessoas envolvidas, principalmente como facilitadores. São eles que vão levar e consolidar essa prática em suas respectivas comarcas, comunidades e famílias e é por isso que a nossa alegria é tão grande de estarmos começando mais um curso para formação desse facilitadores”, reiterou.
 
O curso faz parte de um processo de construção, com a participação de cada um, como disse o juiz coordenador do NugJur, Tulio Duailibi Alves de Souza.
 
“Chegou momento de fazermos com que a fundação tenha agora as paredes nessa estrutura e a Justiça Restaurativa consolide o espaço que ela merece em Mato Grosso. E esse curso é fundamental porque permitirá que avancemos cada vez mais nos espaços mais distantes do Estado onde a gente precisa chegar. Quem está aqui sabe o motivo de estar aqui e sabe do seu papel. Com esse movimento vamos mostrar que é possível se chegar ao Judiciário e o Judiciário chegar às pessoas. Que as pessoas possam enxergar no Judiciário uma instituição que se preocupa com a população e que possa cada vez mais ajudar a resolver os problemas, por meio de um Judiciário realmente restaurativo”, comentou o juiz.
 
Quem ministra o curso ao longo desta semana é Rafaella Duso, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), que enfatizou a importância da ação. “É uma alegria imensa poder participar de um movimento tão intenso como o Tribunal de Justiça está fazendo neste momento. A gente sabe o quanto é importante os poderes públicos investirem em ações que capacitem seus servidores para poder trabalhar na difusão da cultura da paz . É muito importante e significativo e no meu entender acho que vai ser o maior movimento do Brasil ligado ao sistema de justiça que está sendo implantado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso”, afirmou.
 
O juiz Leonisio Salles de Abreu Junior é um dos participantes do curso e falou sobre a expectativa sobre a formação, que estenderá ao longo desta semana. “A semente foi plantada desde a Resolução 225 do Conselho Nacional de Justiça e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso está aumentando o número dos instrutores para podermos aplicar a Justiça Restaurativa para todos os usuários do judiciário para termos essa nova visão para esse novo olhar. Essa é a preocupação da atual Presidência do TJ, termos esse enfoque restaurativo. Esse curso é muito importante para todos, magistrados e servidores, pois são os braços dessa engrenagem que a gente está fortalecendo para almejar esse alcance, para, num futuro bem próximo, ampliar a Justiça Restaurativa no Estado”, finalizou.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagens: Foto 01: Presidente Clarice Claudino atrás do púlpito fala aos presentes que estão sentados em cadeiras dentro da sala.
Foto 02: Juiz Tulio Duailibi segura microfone e fala aos presentes. Ele sua terno azul.
Foto 03: Instrutora Rafaela Duso sorri para foto. Ela usa óculos de grau, crachá grande feito em cartolina rosa escrito ‘Rafa’, para a dinâmica que será realizada no curso.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br