Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

11.08.2023 11:40

Judiciário lança campanha de sensibilização sobre o preconceito com egressos do Sistema Prisional
Compartilhe
Tamanho do texto:
Oportunidade e conscientização como caminhos para a ressocialização e a pacificação social.
 
O Poder Judiciário de Mato Grosso lançou nesta sexta-feira (11 de agosto), em inserções publicitárias veiculadas por todo Estado, o vídeo da Campanha de sensibilização popular sobre o preconceito com pessoas que passaram pelo sistema penitenciário e estão recomeçando a vida.
 
Com o conceito ‘Quem busca uma nova vida, agarra uma segunda chance como se fosse a última’, o vídeo reforça a necessidade do rompimento social com o estigma contra as pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema penal.
 
A mensagem central da obra audiovisual produzida em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso constrói que o preconceito aprisiona novamente as pessoas que já pagaram pelo erro, impedindo-as assim de recomeçar a vida em convívio social.
 
Assista ao vídeo de sensibilização 
 
Para o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (GMF/MT), desembargador Orlando Perri, o grande problema a ser enfrentado no dia a dia, tanto com a sociedade em geral, como com a classe empresarial, que contrata a mão de obra, é o preconceito.
 
“Albert Einstein já dizia que era mais fácil quebrar o átomo do que quebrar o preconceito e nós temos um preconceito enorme hoje, na nossa sociedade, com relação àquelas pessoas que cumpriram as suas penas e precisam apenas de uma oportunidade para que possam se tornar cidadãos de bem.”
 
“Nós estamos lançando uma campanha de sensibilização da nossa sociedade, para que possamos dar uma oportunidade a essas pessoas. Porque na medida em que nós voltamos as costas para essas pessoas, o crime organizado está pronto para abraçá-las”, afirma o desembargador.
 
Selo ‘Daqui Pra Frente’ – Além da campanha, outra iniciativa do GMF foi o lançamento do selo ‘Daqui pra Frente’, que concede honraria às pessoas, empresas, órgãos ou organizações públicas e privadas que promovem os direitos dos egressos do sistema prisional de Mato Grosso, incentivando a reintegração social por meio do trabalho e da dignidade.
 
A ação de vanguarda também tem o apoio da Assembleia Legislativa Estadual e em breve deve ser compartilhada para todos os Tribunais de Justiça do país, através do CNJ. A medalha será um reconhecimento nacional pela atuação significativa no processo de inclusão social, na oferta de oportunidades pela empregabilidade de pessoas privadas de liberdade e contribuição para a ressocialização e redução da reincidência criminal.
 
Conceito do Selo – A expressão ‘Daqui pra Frente’ significa olhar adiante. Aprender com os erros do passado, mas sem deixar de avançar. É um nome de fácil assimilação e que simboliza o preceito do programa, que é o de oferecer um novo caminho àqueles que querem uma oportunidade de recomeçar.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: Imagem de trecho do vídeo publicitário em que uma mulher trans está com as algemas em seus braços levantados, simbolizando a prisão do preconceito social.
Segunda imagem: close da medalha dourada do selo Daqui Pra Frente, fixada em um quadro emoldurado com fundo preto. Na parte debaixo da imagem estão as marcas do Poder Judiciário de Mato Grosso, como responsável pela iniciativa, e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, como apoio.
 
Marco Cappelletti
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br