Ouvidor-geral do Poder Judiciário dialoga com chefes dos demais Poderes e instituições do Estado
Buscando aproximar o Poder Judiciário
de Mato Grosso da população mato-grossense e parceiros, a Ouvidoria Geral tem
realizado visitas institucionais aos demais Poderes e instituições do Estado, a
exemplo do Executivo, Legislativo e Tribunal de Contas, cujos chefes receberam
o desembargador Rodrigo Curvo, ouvidor-geral do Judiciário estadual. Nesses
encontros, o magistrado tem informado os gestores sobre a Resolução nº 432/2021
do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que constituiu as Ouvidorias judiciárias
em órgãos autônomos, integrantes da alta administração dos tribunais, e
essenciais à administração da Justiça.
A primeira visita institucional foi realizada
no final de julho, ao governador Mauro Mendes, que classificou o diálogo entre
as instituições como fundamental. “Essa interlocução capitaneada pelo
desembargador Rodrigo não só aproxima os poderes, mas constrói pontes para que
possamos construir políticas públicas mais eficientes em prol do cidadão
mato-grossense, que é o grande objetivo", disse.
No dia 2 de setembro, o presidente do
Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida, recebeu
o ouvidor-geral do TJMT. Na oportunidade, o desembargador Rodrigo Curvo falou
sobre o projeto Ouvidoria Cidadã, que visa levar a Ouvidoria do Judiciário às
principais comarcas do Estado, a exemplo do que já ocorreu em Barra do Garças e
Primavera do Leste.
“Eu fiquei feliz
quando ele me falou como vai fazer esse trabalho, conversando com as pessoas,
andando pelos 142 municípios de Mato Grosso, que têm muita esperança na Justiça.
As pessoas chegam buscando informações, orientações. E eu não tenho dúvida
nenhuma de que a população vai gostar muito desse projeto, a sociedade vai se
aproximar muito mais do Tribunal de Justiça e o Tribunal de Justiça vai se
aproximar muito mais da sociedade”, avalia o presidente do TCE.
Nesta quinta-feira (11 de setembro), o ouvidor-geral conversou com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi, e colocou a Ouvidoria do Poder Judiciário à disposição da Casa de Leis.
“É muito importante esse
canal do Tribunal de Justiça, através da sua Ouvidoria, visitando os
municípios, saindo de Cuiabá para o interior, que sente muito essa necessidade
de poder ter esse contato direto, poder fazer as suas cobranças. E a gente
precisa estar muito próximos, principalmente da população que a gente atende,
que a gente presta serviço. Então, o Tribunal de Justiça está de parabéns por
esse trabalho, por esse fortalecimento da Ouvidoria, sob a condução dinâmica do
desembargador Rodrigo Curvo, que está bastante motivado. Ao se fazer presente
no interior de Mato Grosso, com certeza o Tribunal de Justiça se aproxima da
população de uma maneira geral e dá voz a todas as pessoas para poder fazer as
suas cobranças”, comentou o parlamentar.
O desembargador
Rodrigo Curvo, que ao longo das visitas institucionais esteve acompanhado do juiz
auxiliar da Ouvidoria, Bruno D’Oliveira Marques, e da diretora do Departamento da Ouvidoria
Judiciária, Larissa Shimoya,
agradeceu aos chefes dos Poderes pela receptividade e reforçou o papel do órgão
do Judiciário estadual na aproximação com a sociedade. “A Ouvidoria vem sendo
muito bem recebida nesse objetivo de estreitar os laços, fortalecer a sua
atuação, sobretudo com o jurisdicionado. É muito importante que a gente
apresente os trabalhos da Ouvidoria, as formas de acessar a Ouvidoria do Poder
Judiciário. A Ouvidoria se coloca à disposição para aprimorar os trabalhos,
sempre em prol do jurisdicionado mato-grossense”, afirma.
Ouvidoria do Poder Judiciário de Mato
Grosso - É o canal de
comunicação direta entre o cidadão e a Justiça estadual. Seu papel é ouvir a
sociedade, receber manifestações e colaborar para o aprimoramento dos serviços
prestados pelo Judiciário.
Mais do que um espaço de atendimento, a Ouvidoria é um instrumento de
cidadania e transparência, que garante a efetividade de direitos e a melhoria
da qualidade dos serviços públicos.
Entre suas atribuições estão: receber reclamações, sugestões, denúncias, elogios e pedidos de informação; acompanhar o andamento das manifestações; propor soluções para problemas identificados; promover a conciliação e mediação entre usuários e órgãos do Tribunal; e encaminhar relatórios periódicos de atividades à Presidência e à Corregedoria.
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