Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.02.2014 17:47

‘Vou manter a mesma conduta’, diz desembargadora
Compartilhe
Tamanho do texto:
Logo após tomar posse, a nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Nilza Maria Pôssas de Carvalho, afirmou que sua conduta como membro da Corte será a mesma que manteve durante seus 27 anos de atuação no Poder Judiciário, sendo dois trabalhando como servidora e 25 como juíza de primeiro grau.
 
“Serei a mesma pessoa de sempre. Terei a mesma conduta que tive até agora, sempre focada na honestidade, integridade, simplicidade e humildade. É muita honra, satisfação e realização estar assumindo esse cargo, porque eu comecei aqui como uma simples servidora e consegui hoje o posto desembargadora, graças a muito trabalho que desenvolvi nesses 27 anos de judiciário”, destacou Nilza Maria.
 
A posse da nova desembargadora, ocorrida na tarde desta quinta-feira (27 de fevereiro), foi conduzida pelo presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Márcio Vidal, e contou com a presença de parentes, amigos e autoridades municipais e estaduais.
 
Nilza Pôssas é a oitava mulher a compor o atual Pleno do Tribunal de Justiça. “E espero que venham mais para fazer parte dessa equipe. É um avanço, na época que eu fiz magistratura havia apenas oito mulheres na turma, de lá pra cá a quantidade de mulheres em concursos cresceu muito e isso é muito bom”.
 
Para a desembargadora, o que muda ao ocupar o novo cargo é a responsabilidade, que na sua visão será em dobro. No segundo grau de jurisdição “você acaba revendo as decisões dos juízes de primeiro grau, nesse aspecto é maior a responsabilidade, com certeza”.
 
Colegas desde o início do ingresso na magistratura, a desembargadora Clarice Claudino da Silva, disse estar realizada com a vinda de Nilza Maria para o TJ. “Estou realizada não só pela vinda de uma colega para o tribunal pleno, mas por ser a Nilza Maria, com quem já tive felizes passagens. Fizemos o curso preparatório para o ingresso na magistratura juntas, estivemos juntas também na comarca de Cáceres, onde éramos seis mulheres, foi um período histórico, muito bom das nossas vidas. É uma colega muito querida e que tenho certeza que vai acrescer muito ao nosso Tribunal e ao poder judiciário como um todo”.
 
Nilza Maria também fez questão de agradecer o apoio da família, que sempre esteve ao seu lado, mesmo quando esteve distante. “Durante sete anos trabalhei no interior do Estado, larguei meus filhos pequenos aqui em Cuiabá para continuar cuidando da carreira. É muito gratificante esse momento, pois a realização vem através deles, que sempre me deram muita força, muito apoio”.
 
E neste momento importante a família, é claro, estava lá para prestigiar a agora desembargadora. “É um momento de grande felicidade, não só para mim, mas para toda a família, momento de coroamento dessa brilhante carreira que ela teve na magistratura estadual. Sei que foi muito merecida essa ascensão ao Tribunal de Justiça, sei que ela vai continuar trabalhando muito em prol da Justiça”, garantiu José Mariano de Almeida Neto, filho da desembargadora e promotor de Justiça no Estado.
 
Critério - A ascensão de Nilza Maria se deu pelo critério de antiguidade. Ela agora ocupa a vaga aberta com a aposentadoria voluntária do desembargador Juracy Persiani, em janeiro deste ano.
  
A magistrada é a sexta a tomar posse na gestão do presidente Orlando Perri. Em novembro foi escolhido o desembargador Gilberto Giraldeli, pelo critério de merecimento. Antes, em agosto, foram escolhidos os desembargadores Sebastião Barbosa Farias e Serly Marcondes Alves pelos critérios de antiguidade e merecimento, respectivamente.
  
Em março, a Corte recebeu os desembargadores Cleuci Terezinha Chagas, por merecimento, e Adilson Polegato de Freitas, por antiguidade.
 
Nilza Pôssas ingressou na magistratura em 1989 e jurisdicionou nas Comarcas de Mirassol D’Oeste, Cáceres e Cuiabá, sendo que nesta última atuava como titular da Décima Quarta Vara Criminal.
 
 
 Janã Pinheiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394