Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.08.2016 14:43

Caravana realiza atendimentos em São Félix
Compartilhe
Tamanho do texto:
Com um bom índice de aceitação nas comarcas do interior do Estado, a Caravana da Saúde percorreu mais uma localidade. Dessa vez, os magistrados, servidores, estagiários e terceirizados da Comarca de São Félix do Araguaia (1.200 km ao nordeste de Cuiabá) receberam, nos dias 18 e 19 de agosto, a equipe de saúde multidisciplinar, composta pelo médico Homero Florisbelo, pelo dentista Jorge Rizzardi e pela enfermeira Lara Azevedo.
 
A Caravana da Saúde é um projeto oferecido pelo Programa Bem Viver, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, com a intenção de levar qualidade de vida aos servidores do interior. As comarcas de Água Boa, Alta Floresta, Nova Xavantina, São José do Rio Claro, Sinop e Sorriso já receberam a visita da equipe.
 
Esta é a primeira vez que o projeto atende os servidores da Comarca de São Félix do Araguaia. No dia 18 de agosto, após o expediente, foi dado início às atividades com a palestra do médico, que deu orientações sobre os principais problemas de saúde da atualidade. Segundo o gestor-geral da comarca, José Ivanilson Vieira Campos, nesse primeiro momento os servidores entenderam sobre as doenças que estão mais suscetíveis.
 
“Falamos sobre como obter saúde no trabalho e também em casa, sobre hipertensão, alimentação e saúde bucal. O projeto superou as expectativas, vários servidores participaram da palestra e também dos exames. Teve colega que estava de folga compensatória, mas, mesmo assim, compareceu na palestra. Tivemos o apoio da Secretaria de Saúde, que disponibilizou alguns funcionários para nos auxiliar”, explica.
 
No dia seguinte foram oferecidas atividades diferenciadas, como coleta de sangue, aferição de pressão, peso, altura e circunferência abdominal. Por meio da coleta, serão realizados exames de glicemia, colesterol e triglicérides. Após as atividades, foram concluídos 28 atendimentos no Fórum.
 
O diferencial dessa Caravana foi a receptividade que os servidores tiveram pela equipe do projeto. Bastante empolgados com a visita, o grupo aproveitou o momento para tirar todas as dúvidas relacionadas aos assuntos de saúde. É o caso da analista judiciária Magali Maria Spada Furlan, que aproveitou a oportunidade para saber se a saúde está dia.
 
“Nós participamos dos exames, dos atendimentos individualizados e da triagem. Alguns colegas perceberam, através dessa triagem, que estavam com pressão alta e isso foi um alerta para eles. A Caravana é importante para colocarmos a saúde em dia. Foi um ponto positivo”, destaca.
 
Como no município os servidores não conseguem fazer regulamente os devidos exames, a Caravana da Saúde é a oportunidade de verificar problemas e, assim, evitar futuras doenças.
 
De acordo com o calendário das Caravanas, mais cinco comarcas receberão os atendimentos do projeto: Nova Mutum e Lucas do Rio Verde nos dias 21, 22 e 23 de setembro, Santo Antônio do Leverger no dia 21 de outubro, Jaciara e Juscimeira nos dias 24, 25 e 26 de novembro.
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409