Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

31.07.2018 08:28

TJMT define ações para implantação do PJe 2.0
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso reuniu na última sexta-feira (27 de julho) juízes auxiliares, coordenadores de áreas administrativas e servidores para definição das ações necessárias à implantação da versão 2.0 do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
 
A reunião, que ocorreu na sala de reuniões da Presidência do TJMT, visou o alinhamento da estratégia de evolução da ferramenta, com a identificação das ações necessárias, seu cronograma de execução e definição dos responsáveis.
 
Para o juiz auxiliar da Presidência João Thiago Guerra, o adequado funcionamento da estrutura de governança responsável pelo programa de implantação do PJe é imprescindível para a implantação da versão 2.0, pois dá sustentação ao trabalho tático-operacional e garante que o cronograma de ações seja executado de forma eficiente e sincronizada.
 
“A virada de chave para a versão 2.0 do PJe vai acontecer no mês de setembro no PJMT e irá trazer para o usuário mais de 100 itens de melhorias e novas funcionalidades. A nossa expectativa é que essa mudança melhore muito a experiência do usuário interno e externo, tanto em termos de desempenho, quanto em novas funcionalidades”, pontuou João Thiago.
 
O juiz reforçou ainda que na reunião foram definidos prazos e ações que devem ser cumpridos pelas áreas envolvidas na implantação da ferramenta. “O que nós vamos fazer nos próximos dias para colocar o PJe 2.0 em funcionamento é o que gente já vem fazendo nos últimos dois anos da administração: trabalhar com dedicação e atenção, buscando melhorar a vida do jurisdicionado”.
 
Para Rosivaldo Rodrigues, instrutor do PJe no TJMT, é muito importante o trabalho que será realizado neste período que antecede a mudança do PJe. “Vamos criar novos manuais, materiais de apoio, treinar servidores que serão multiplicadores nas comarcas e finalmente ver a versão 2.0 em funcionamento. O desafio maior para o servidor é se adaptar à nova versão. Nós esperamos que o servidor esteja disposto a receber o PJe 2.0, assim como eles estiveram dispostos a receber outros sistemas. Que neste momento que eles serão chamados a conhecer as mudanças na plataforma venham de mente e de coração abertos e mais uma vez nos ajudem a aprimorar o atendimento ao jurisdicionado”, enfatizou o instrutor.
 
Mudanças - Entre as mais importantes novidades do PJe versão 2.0 estão o novo painel de magistrado e servidores, a tela de visualização de detalhes dos processos por meio dos Autos Digitais e a tela de login do sistema, além de melhorias de usabilidade e novo layout. O novo painel do usuário vem com várias inovações. Uma das mudanças é a sinalização de processos eletrônicos através de etiquetas para adicionar uma anotação ou rótulo para identificação ou classificação dos processos judiciais eletrônicos.
 
Dentre as modificações mais significativas está a tecnológica, tendo em vista que o plug-in Java está deixando de ser compatível com a maioria dos navegadores de internet, por isso o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desenvolveu o PJeOffice, que permite o acesso ao PJe via certificação digital pelo desktop e ainda tem a possibilidade de assinatura eletrônica dos arquivos em modo offline.
 
De acordo com gestor de projetos da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT, Rafael Kloeckner, foram realizadas mudanças na forma, conteúdo e na área tecnológica. “O PJe ficará mais simples de operar, permitindo acesso mais rápido aos processos eletrônicos. A nova visualização dos documentos digitais do processo diminuirá o tempo necessário à movimentação e gestão dos processos. Os usuários poderão fazer as operações de maneira mais rápida. O processo será muito mais célere, muito mais eficaz do que a versão 1.7 que estamos trabalhando atualmente”, informou.
 
A meta da Administração, presidida pelo desembargador Rui Ramos Ribeiro, é que o PJe esteja instalado em todas as unidades cíveis do Estado até o final de 2018. A partir do ano que vem, todos os novos casos cíveis do Estado deverão ser recebidos via PJe.
 
Leia matérias correlatas:
 
TJMT disponibiliza jurisprudência do PJe
 
TJMT garante acesso de qualidade ao PJe
 
PJMT com banda larga e sistemas mais confiáveis
 
 
Cleci Pavlack/ Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409