Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

02.08.2018 14:48

Cemulher participa de campanha ‘Agosto Lilás’
Compartilhe
Tamanho do texto:
A campanha ‘Agosto Lilás’ teve início na tarde dessa quarta-feira (1º de agosto) com objetivo de sensibilizar a população sobre as questões que envolvem a violência doméstica. A cerimônia de abertura, que ocorreu na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, contou com a presença de diversas autoridades que estão diretamente envolvidas com a causa, entre elas, a desembargadora Maria Erotides Kneip, responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) do Tribunal de Justiça (TJMT).

Promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Superintendência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, a campanha integra o mês em que se comemora os 12 anos da Lei 11.340/2006, conhecida com Lei Maria da Penha, na defesa dos direitos das mulheres.

Lei que, segundo a desembargadora, está saindo da infância e entrando na adolescência, que já trouxe diversos avanços, mas ainda precisa de muitos outros para chegar à maturidade. A magistrada conta que em 1992 esteve em um evento na Califórnia e, naquela época, no Brasil, a única estratégia do combate à defesa da violência contra a mulher eram as delegacias de defesa da mulher, que tinham sido criadas no país em 1982.

“Lá nós defendíamos um tipo penal que pudesse contemplar o que é verdadeiramente a violência contra a mulher no âmbito doméstico e familiar. Com a Lei Maria da Penha as coisas já começaram a se assentar. Já temos pelo menos uma tipificação mais adequada, temos uma possibilidade de criminalização do agressor e eu particularmente penso que o combate passa necessariamente pela criminalização do agressor”.

Segundo Maria Erotides Kneip, são campanhas como o Agosto Lilás que mostram o que tem sido feito em prol do assunto. “É essa ação conjunta que vai possibilitar a erradicação da violência contra a mulher. Não devemos diminuir, devemos erradicar. E isso só será possível com esforço conjunto de todos nós”.

A desembargadora observa que o Brasil tem se modificado para poder dar um tratamento mais adequado à causa da violência doméstica. O Poder Judiciário de Mato Grosso também está no enfrentamento da causa e com algumas ações inéditas no país.

“Este ano de 2018 o presidente Rui Ramos fez algo que entendo ser um enorme avanço, que é estender o Processo Judicial Eletrônico para as duas Varas de Violência Doméstica de Cuiabá. Isso só está sendo possível porque temos uma especificidade: essas duas varas têm competência híbrida, elas atendem tanto a parte criminal quanto a cível. E a medida protetiva é uma medida cautelar do processo cível. Isso significa que uma medida protetiva que demorava dias, semanas e até meses para ser efetivada, poderá ser implementada em horas”, explicou.

Nesse contexto, a Cemulher realiza ações diversas e promove políticas públicas de orientação, além da conscientização e proteção às mulheres em situações de violência doméstica. A Coordenadoria vem propondo medidas ao Poder Judiciário como as do PJe, além da questão dos indicadores de violência doméstica nas 79 comarcas de Mato Grosso, sugerida à Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT).

Quem também esteve presente na solenidade de abertura da campanha foi o juiz da Primeira Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, Jamilson Haddad Campos. Ele disse que uma das principais metas que se tem em relação ao combate à violência contra as mulheres é justamente a conscientização.

“Esse evento vem dar publicidade a essa data tão importante. Parabenizo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos por este evento e pela importância em divulgar, conscientizar e explicar à população que nada justifica a violência e quantas mulheres têm sofrido tremendamente em suas vidas, com reflexos na vida dos filhos e na sociedade, em virtude dessa violência que coloca o Brasil como o quinto país mais violento do mundo em crimes contra as mulheres”, ressaltou.

A superintendente estadual de Políticas Públicas para Mulheres da Sejudh, Mariluci Delgado, também destacou a parceria com o Poder Judiciário. “Todos os órgãos estão imbuídos nesta campanha e a parceria com o Tribunal de Justiça tem uma importância tremenda”, finalizou.

Dani Cunha/Fotos: Tony Ribeiro (F5)/ Foto capa: Ângelo Varela (AL-MT)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409