Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

26.04.2019 14:17

Verde Novo realiza plantio no Parque Chapada dos Pampas
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Os moradores da região da Chácara dos Pinheiros, em Cuiabá, contarão neste sábado (27 de abril) com o plantio de 60 mudas do projeto Verde Novo desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. A ação terá a participação de uma engenheira florestal que aplicará uma técnica de coroamento (proteção das mudas) das plantas nativas com caixas de pizza recicladas.
 
De acordo com o coordenador do projeto Verde Novo, Mauro Nakamura Filho, durante o plantio das mudas há a necessidade da proteção da planta contra ervas daninhas. “Para tanto existem diferentes processos para o controle das pragas. Desde a escolha de espécies mais adequadas, definição de espaçamentos e outros fatores. Os métodos mais consolidados são o coroamento manual com a enxada. Mas demanda muito esforço físico dos voluntários e pessoas que estão realizando o plantio. Nesse contexto a especialista apresentou a técnica de coroamento das mudas com papelão que será usado nessa ação de sábado”, pontuou.
 
Essa ação integra o cronograma de plantio e distribuição de árvores nativas em homenagem aos 300 anos de Cuiabá. Desde seu lançamento, em 2017, já foram disponibilizadas mais de 36 mil mudas. As próximas ações estão previstas para o dia 30 de abril, na Escola Dr. Estevão Alves Corrêa, no Rio dos Peixes. Já no dia 03 de maio, haverá plantio na Lagoa Encantada.
 
Verde Novo - O projeto é desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiente (Juvam), em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, Instituto Ação Verde e o Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas.
 
 
O Grupo Petrópolis promove há mais de oito anos ações de reflorestamento e educação ambiental por meio do projeto intitulado AMA (Área de Mobilização Ambiental). E essa parceria com o grupo tem contribuído para que Cuiabá recupere o título de Cidade Verde.
 
 
Ciente da responsabilidade em relação às comunidades em que atua, a concessionária Energisa é também uma das mais recentes parceiras do Verde Novo. Ao desenvolver e apoiar projetos voltados para a promoção social, a empresa promove o desenvolvimento econômico, o resgate da cidadania e a preservação do meio ambiente.
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409