Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

30.04.2019 18:01

145 anos: sentimento de gratidão e amor ao próximo traduz espírito de homenageados
Compartilhe
Tamanho do texto:
Um misto de surpresa e gratidão permeou, na noite dessa segunda-feira (29 de abril), o coração de 11 pessoas que foram escolhidas a dedo para receber a Medalha da Justiça e o Diploma de Mérito, concedidos pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) a cidadãos que cumprem com prestígio e excelência suas atribuições. E, ao contrário do que comumente acontece, não se tratam de famosas personalidades do mundo jurídico, e sim de pessoas de garra e força de vontade que estão na ponta dos braços da Justiça Estadual, levando os serviços da instituição a quem realmente mais precisa: o povo mato-grossense.
 
É o caso da agente comunitária de Justiça e Cidadania Leociney Joana Guimarães da Silva, que atua no bairro Pedra 90, em Cuiabá, e sequer imaginava as honrarias que receberia na solenidade realizada em comemoração aos 145 anos do TJMT, celebrado nesta quarta-feira (1º de maio). “A emoção é única, vim na intenção de homenagear o TJMT pelo trabalho que desenvolve na questão social e no projeto que estou há quase 10 anos. Não esperava a homenagem, quase que tive um mal súbito ali! O reconhecimento é muito bom, e o trabalho que a gente desenvolve é melhor ainda. Você não tem ideia do que é uma simples orientação resultar em um agradecimento até exagerado às vezes”, afirma.
 
Para a agente comunitária, a homenagem quebrou paradigmas. “A gente nunca pensou que ia chegar perto dos desembargadores, cumprimentá-los, e pelo projeto a gente tem contato com juízes, desembargadores, pessoas envolvidas na questão social, com coração maravilhoso. Essa vontade do voluntariado está em todas as classes sociais”, opina Leociney, que, de tão feliz que ficou com as honrarias recebidas, disse, aos risos, que “se pudesse andar com esse diploma pendurado no pescoço, eu andaria”.
 
Conhecido como Tita, Adejanir Vieira de Almeida é um voluntário que ajudou a emitir RG em todas as edições do projeto Ribeirinho Cidadão, inclusive fazendo uso de seu próprio veículo. Emocionado, ele disse que há 45 anos busca fazer o bem ao próximo, sem pensar em compensação futura. “Eu faço por amor às pessoas. Sempre fiz isso, tem 45 anos que eu faço esse tipo de serviço. Para mim, é uma satisfação. O amor que você dá ao próximo, você ganha: Deus te dá vida. E isso não tem preço”, reflete.
 
Segundo Tita, ele sempre pensa nas pessoas mais necessitadas. “Não interessa onde ele mora, o que ele faz, seu eu vir que ele está com dificuldade em tudo, por que eu não posso ajudar? Tenho que fazer o bem. Se eu fizer, não vou ajudar só essa pessoa, vou ajudar a família dela e a mim também, porque eu vou me sentir confortável, feliz, com saúde e vida”, avalia o voluntário.
 
Famoso entre as crianças que participam do Ribeirinho Cidadão, o 3º sargento da Polícia Militar Ambiental Marcelo Luciano Pereira Campos, intérprete do palhaço Lelé Picolé Curimpampam, ficou feliz pelo reconhecimento e pela divulgação de seu trabalho. “Eu me sinto grato e extremamente feliz por essa homenagem. A palavra para mim nesse momento é fortalecimento. Isso só me inspira a querer a cada dia trabalhar mais, melhor e fazer cada dia mais para representar esse órgão que nos dá essa oportunidade. Quando eu faço além do meu trabalho de PM, quando me visto de palhaço para brincar com as crianças, eu me completo, me sinto feliz, por dar algo a mais a essa pessoas. Transmitir alegria para as pessoas é muito bom.”
 
O motorista Sebastião Alessandro Evangelista da Silva, que presta serviços junto ao Juizado Volante Ambiental (Juvam), também foi reconhecido por fazer mais do que apenas dirigir. Além de transportar a equipe do projeto Verde Novo, ele sempre ajuda na distribuição e plantio de mudas de árvores e interage com a comunidade, participando ativamente da iniciativa. “Fiquei muito grato. Eu estou lá para trabalhar e tudo que aparecer a gente tem que enfrentar. Nas dificuldades, temos que ter solução. Aprendi isso com meus pais. Meu pai, que já é falecido, ajudou a construir esse palácio. Via ele trabalhar, saía cedo, voltava à noite. Gosto de trabalhar e aprendi isso desde o meu primeiro trabalho”, assinala.
 
Para Sebastião, as pessoas não deve ter vergonha de ir além e precisam buscar fazer sempre o melhor. “Fiquei feliz com a homenagem e motivado a fazer sempre mais. Não quero só dirigir, quero dirigir e tudo mais que aparecer de trabalho eu vou fazer para colaborar com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso.”
 
A agente comunitária de Justiça e Cidadania Ediberta Benedita da Silva, que atende no bairro CPA 3, na região da Lagoa Encantada, em Cuiabá, afirma que cresceu muito fazendo o trabalho voluntário pelo programa Justiça Comunitária. “Nada melhor do que trabalhar em prol da minha comunidade e sempre estar por dentro de tudo que acontece, das necessidades das pessoas, pois geralmente eles não sabem a quem recorrer, a quem procurar... A gente está ali para orientá-las e encaminhá-las para as instituições parceiras”, destaca.
 
Ediberta diz ter ficado muito surpresa com a Medalha e Diploma recebidos. “Na hora pareceu que meu coração ia explodir, mas falei ‘tenho que aguentar sim’. Isso me deixou mais motivada ainda. Cresci muito como ser humano fazendo esse trabalho com a Justiça Comunitária, para mim, é de grande valor mesmo”, acrescenta.
 
O 3º sargento João Batista Primo, lotado no Juvam, também desenvolve um trabalho diferenciado em prol do meio ambiente. Sério e de poucas palavras, ele resumiu o desafio que enfrenta em sua jornada diária. “Cada vez a gente quer fazer mais. Ali, com o passar do tempo, a gente foi vendo a necessidade e a vontade do Poder Judiciário de querer fazer mais. Juntou a vontade do Poder Judiciário, as oportunidades que ele nos deu, o conhecimento que a gente tem e a vontade de querer fazer também. Fico satisfeito em poder ajudar as pessoas e ajudar também o nosso meio ambiente. Isso me faz bem”.
 
Também foram homenageados na sessão solene pelos 145 anos do TJMT a coordenadora da Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), Lindacir Rocha Bernardon; a incentivadora do projeto Padrinhos Soyara do Lago Batista Peixe; a cel PM Zózima Dias dos Santos, da rede Cidadã; a advogada Ana Emília Iponema Brasil Sotero, ativista pelos Direitos Humanos das Mulheres; e o diretor do Centro de Ressocialização de Cuiabá, Winkler de Freitas Teles.
 
Veja mais fotos em nosso Flickr. Clique AQUI.
 
Leia abaixo notícias sobre o assunto:
 
Judiciário de MT celebra 145 anos com entrega de honrarias a pessoas anônimas
 
 
Desembargadores e juízes são homenageados em sessão especial na AL
 
 
 Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409