Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

29.10.2019 13:56

Verde Novo e Sindicato plantam mudas em comemoração ao Dia do Servidor
Compartilhe
Tamanho do texto:
Um ambiente agradável como este não surge de um momento para outro. É a natureza, ou um projeto, muito bem pensado pelo homem, como o Verde Novo. O local com 4 árvores frondosas, cuja temperatura varia para baixo, entre 3º e 5º de onde há incidência solar direta, fica na Associação dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma). Região do Coxipó em Cuiabá. Este foi o local escolhido para uma parceria. Dezenas de mudas de árvores foram plantadas no entorno da associação com a ajuda do pessoal do futebol, que fez questão de parar o jogo e também muitos voluntários. Caso do professor de Química, Murilo Macedo. “Sou da Paraíba. Passei em um concurso na UFMT e desde então procuro projetos sociais ligados à natureza por aqui. Temos um problema enquanto cidadãos, ao imaginar que apenas pessoas da área devem atuar na preservação. Eu já plantei mais de mil árvores em várias cidades. É algo que me faz feliz”, justificou o engenheiro químico.
 
Mudas de jacarandá, pata de vaca, ipê roxo, ipê de jardim, goiaba, tamarindo, estiveram à disposição para o plantio. O presidente da Sisma, Oscarlino Alves, também plantou suas árvores. “Marcamos a parceria próxima a data do Dia do Servidor Público (28/10). É um trabalho de conscientização ambiental. Convocamos a categoria para participar e já aproveitamos as explicações técnicas para que estas mudas de fato se desenvolvam. Temos o nome de Cidade Verde, precisamos fazer jus e termos muitas árvores. Hoje estamos na vigésima posição entre as capitais. Precisamos melhorar e queremos ajudar”, reforçou o presidente.
 
A vice-presidente do Sindicato reforçou a posição. “Estamos preocupados com a sustentabilidade e temperatura. Temos um belo exemplo aqui, que são estas árvores enormes que nos protegem e deixam a temperatura muito melhor. Cada um pode assumir um pouco da responsabilidade e ajudar na melhoria do ambiente. Esperamos contagiar outros parceiros.”, disse Ana Cláudia Machado.
 
A sindicalizada Vera Lúcia Moretto trouxe as filhas gêmeas para pegar algumas mudas. Após ouvirem as orientações sobre o plantio no quintal, elas levaram jacarandá e ipê de jardim para casa. “Lá temos muitas flores. Hoje foi diferente. Trouxe as meninas para aprenderem sobre reflorestar. Algo que seja sustentável e verde. Devemos trabalhar esta necessidade nas gerações futuras. Espero estar fazendo minha parte”, concluiu.
 
“Foram plantadas mais de 70 mudas aqui e distribuídas cerca de 130. Contamos com a participação dos associados, já que é um local de uso comum. Devemos abranger mais e mais pessoas para que atuem por esta causa que é de todos. Para 2019 já temos mais ações programadas até o final do ano. No mês de setembro atingimos 62 mil árvores plantadas, durante 200 ações, em mais de 80 bairro da Capital. Continuamos esperando parcerias. Qualquer pessoa que acha que falta ou que pode melhorar o verde em sua região, deve nos procurar. O corpo técnico participa de todas nossas ações e assegura ainda mais que as mudas se desenvolvam”, explicou o assessor do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), Sérgio Savioli Resende.
 
As solicitações de parcerias, oportunidade em que o engenheiro florestal verifica as possibilidades de plantio no local, devem ser feitas pelo e-mail: verde.novo@tjmt.jus.br.
 
Leia mais obre o Vede Novo:
 
Verde Novo promove plantio e distribuição de mudas no São João Del Rey
 
Conscientização ambiental é levada a estudantes de Cuiabá pelo Judiciário mato-grossense

Distribuição de 3,8 mil mudas marca o Dia da Árvore em Cuiabá
 
 
Ranniery Queiroz
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409