Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.12.2020 17:13

Vara de Execução Fiscal de Cuiabá está totalmente virtualizada
Compartilhe
Tamanho do texto:
Depois de oito anos ocupado com processos da Vara de Execução Fiscal Municipal e Estadual, o Plenarinho do Fórum de Cuiabá foi totalmente liberados dos papéis. Ali, estavam guardados pouco mais de 40 mil processos físicos tendo em vista que o grande volume não cabia na secretaria da unidade judiciária. Mais que uma simples liberação de sala, a ação marca a virtualização da Vara de Execução da Comarca de Cuiabá.
 
A desobstrução do espaço começou em março de 2019, quando uma ação conjunta entre a Presidência, Vice-Presidência e Corregedoria-Geral da Justiça mato-grossense determinou a digitalização e inserção no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) de todos os processos físicos. Houve, então, investimento no número de equipamentos e de mão de obra para a realização da tarefa. Assim, foram destacadas cerca de 70 pessoas entre servidores do fórum, servidores da Central de Processamento Eletrônico (CPE) e estagiários, todas devidamente equipadas.
 
O trabalho foi realizado em etapas e consistiu em fazer o inventário dos processos para contabilização, promover a higienização que é a retirada dos post-its, clips, grampos e, na sequência, escaneamento e distribuição na plataforma PJe.
 
De acordo com o juiz Emerson Luís Pereira Cajango, responsável pelo trabalho de digitalização e virtualização das ações o resultado surgiu em pouco tempo e, no dia 18 de dezembro de 2020, todos os processos estavam virtualizados. “O trabalho foi feito com força extra para finalizar os processos físicos e os benefícios puderam ser percebidos em pouco tempo. Houve ganho no quesito sustentabilidade tendo em vista a economia com de energia elétrica e de papel gerada com a virtualização. Também foi possível eliminar um ambiente que, por conta dos papéis, acabou se tornando insalubre.”
 
A vara de execução fiscal de Cuiabá é a vara com maior número de processos no Estado.
 
Leia mais sobre o assunto nos links abaixo:
 
Trabalho da Corregedoria voltado à execução fiscal resulta em redução da taxa de congestionamento
 
Processos da Vara de Execução Fiscal de Cuiabá serão completamente digitalizados
 
Sem papel: força-tarefa irá digitalizar 100% da Vara de Execução Fiscal de Cuiabá
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br