Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.01.2021 13:18

Saiba a diferença entre sessão por videoconferência e Plenário Virtual
Compartilhe
Tamanho do texto:
As sessões por videoconferência e Plenário virtual (sessão virtual) são duas modalidades de julgamento adotadas na Segunda Instância pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. Elas visam à manutenção das medidas de segurança ao enfrentamento da Covid-19 e também à continuidade dos trabalhos e a entrega da prestação de serviços à população. Realizadas em ambiente virtual, ambas diferem entre si.
 
As sessões por videoconferência substituem as sessões presenciais. Elas foram implementadas e regulamentadas pelo Tribunal de Justiça estadual por meio da Portaria N. 283/2020 (Leia AQUI). As sessões são realizadas pelos órgãos colegiados do TJMT (Órgão Especial, Tribunal Pleno, Câmaras) e Turma Recursal no aplicativo LifeSize.
 
Nesta modalidade de julgamento os magistrados estão presentes no horário pré-determinado para a sessão, proclamam os votos, discorrem sobre o processo em pauta, tudo por videoconferência, inclusive com a presença de procuradores e advogados, que que podem fazer sustentação oral, previamente requerida.
 
As sessões por videoconferência são públicas, ressalvadas as exceções de sigilo previstas na Constituição Federal ou em lei, e são transmitidas ao vivo pelo canal oficial do TJMT no Youtube.
 
Instituído e regulamentado pela Portaria N. 298/2020-PRES do TJMT (Veja AQUI), o Plenário Virtual realiza julgamento dos processos de competência originária, recursos e incidentes processuais de órgãos colegiados do Tribunal de Justiça. É uma forma 100% online de votação que ocorre na plataforma do Processo Judicial Eletrônico (PJe) por um prazo pré-determinado pelo presidente do órgão colegiado em questão.
 
No ambiente virtual do próprio julgamento o processo é colocado em pauta, são lançados os votos do relator e dos demais magistrados componentes do quórum de julgamento. O relator e os demais vogais têm acesso ao teor do voto e virtualmente proferem a decisão independente da presença deles em sessão. 
 
No Tribunal de Justiça a Segunda e Quarta Câmaras de Direito Privado não utilizam o Plenário Virtual.
 
Leia matérias correlatas:
 
Judiciário de MT implanta Plenário Virtual e se consolida como um dos mais modernos do país
 
 
Tribunal de Justiça inova mais uma vez, com sessões de julgamento colegiado por videoconferência
 
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br