Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.03.2021 13:57

Ouvidoria da Mulher: Judiciário lança novo serviço para mulheres vítimas de violência doméstica
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Poder Judiciário de Mato Grosso inova mais uma vez ao ofertar um novo serviço voltado às mulheres vítimas de violência doméstica: a Ouvidoria da Mulher. Criado por meio do Provimento n. 2/2021, aprovado à unanimidade pelo Conselho da Magistratura em 3 de março deste ano, o serviço visa facilitar o acesso à justiça às mulheres para obter informações e fazer reclamações ou sugestões relativas a processos judiciais em tramitação e relacionados à violência doméstica. Há, inclusive, possibilidade de encaminhamento das vítimas às autoridades competentes.
  
A iniciativa, que será ofertada pela Ouvidoria do Poder Judiciário e não trará novos custos à instituição, pois não demandou a criação de cargos ou novas estruturas, foi concretizada na gestão presidida pela desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas à frente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. “A criação da Ouvidoria da Mulher no âmbito do Poder Judiciário estadual vai ao encontro a essa luta que, por muito tempo, teve vozes femininas caladas ou diminuídas. Iremos disponibilizar à mulher vítima de violência doméstica um espaço onde ela poderá apresentar suas denúncias, ser ouvida e acolhida. E, se for o caso, possibilitará o auxílio na representação contra o agressor às autoridades competentes”, destaca.
 
O Conselho da Magistratura reconheceu que, em que pesem os avanços na defesa dos direitos das mulheres, ainda há muitos registros de abusos praticados contra elas, as quais, na maioria dos casos, não denunciam seus agressores. Os motivos dessas omissões são variados, desde medo, dependência econômica, vergonha, preservação do casamento ou até mesmo porque a família assim as aconselha. Diante desse cenário, o Poder Judiciário Mato-grossense, como importante integrante do Sistema de Garantias e de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica, sentiu a necessidade de criar a Ouvidoria da Mulher.
 
Serão atribuições da Ouvidoria da Mulher: receber informações, sugestões, reclamações, denúncias, críticas e elogios sobre as atividades do Poder Judiciário relativas à violência doméstica; receber reclamações referentes à falta ou à inadequação/morosidade dos atendimentos no âmbito do Poder Judiciário e diligenciar junto aos setores competentes; receber denúncias de violência doméstica ou de violação aos direitos da mulher, encaminhá-las aos órgãos competentes para que procedam à devida apuração e informem para a interessada quais as providências adotadas; prestar informação sobre as ações de proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar; promover campanha de sensibilização de violência doméstica contra a mulher e propor parcerias com as instituições envolvidas no enfrentamento à violência contra a mulher, para o aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade nessa área.
 
As manifestações poderão ser feitas no Portal do TJMT, na página da Ouvidoria, por meio do formulário eletrônico (confira AQUI), ou pelo aplicativo Clickjud e, ainda, pelo e-mail ouvidoria@tjmt.jus.br.
  
Quebre o ciclo – As ações voltadas à proteção das mulheres vítimas de violência doméstica em Mato Grosso são um dos focos da gestão presidida pela desembargadora Maria Helena Póvoas para o biênio 2021/2022. Este mês de março foi lançada a campanha “Quebre o Ciclo – A vida recomeça quando a violência termina”.
 
“A ideia era produzir uma campanha de utilidade pública, que pudesse causar impacto nos mais variados públicos: vítimas, agressores, policiais, magistrados, vizinhos, família, sociedade. Fizemos rodas de conversa com magistrados e magistradas que atuam nas Varas de Violência Doméstica e, desses encontros, concluímos que vítimas e agressores possuem uma experiência em comum: eles estão ou estavam inseridos no Ciclo da Violência, embora não percebessem esse fenômeno”, explica a desembargadora.
 
Mas, segundo a presidente do TJMT, o movimento “Quebre o Ciclo” é muito mais que uma campanha publicitária. “Trata-se de uma série de medidas adotadas pela Presidência do Tribunal de Justiça, que vão desde disseminar orientações por meio da imprensa, até formar parcerias com os poderes Executivo e Legislativo para fortalecer, nos municípios, a rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica. São inúmeras ações concretas que devem permear todo o biênio 2021/2022 no Poder Judiciário de Mato Grosso, cujo slogan é Justiça Inclusiva: eficiência com equidade.”
  
Acesse AQUI o hotsite da campanha e saiba mais sobre essa iniciativa.
 
Veja AQUI o vídeo desta matéria.
 
 
Lígia Saito 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br