Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

11.05.2021 14:33

PJMT ilumina de verde a fachada de prédios em apoio à campanha de prevenção ao glaucoma
Compartilhe
Tamanho do texto:
O edifício-sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e o Fórum da Comarca de Cuiabá já estão com iluminação verde, uma iniciativa que marca a adesão do Judiciário mato-grossense à mobilização nacional de conscientização com o tema “24 horas pelo Glaucoma”, neste mês de maio.
 
A campanha, apoiada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e marca o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26 de maio). A iniciativa visa incentivar o diagnóstico e tratamento precoce dessa doença ocular crônica que atinge mais de um milhão de brasileiros e que pode ocasionar a perda da visão.
 
Apesar de se tratar de uma doença ocular crônica sem cura, ela pode, na maioria dos casos, ser controlada com adoção de cuidados adequados e contínuos. Os resultados favoráveis do tratamento, porém, estão diretamente relacionados à precocidade do diagnóstico e rapidez na adoção dos recursos terapêuticos para reduzir as chances de perda da visão.
 
Dados – Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, estima-se que de 1 a 2% da população mundial convive com glaucoma e, em 2040, 111,8 milhões de pessoas poderão sofrer com a doença.
 
Diante deste cenário, o CBO alerta que é urgente que sejam adotadas medidas que ampliem o conhecimento sobre glaucoma junto à população, que promovam o diagnóstico precoce, especialmente entre o grupo de risco, e que garantam o acesso ao tratamento adequado, a fim de evitar complicações, uma vez que a doença é a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo.
 
Saiba mais sobre a campanha 24 horas pelo Glaucoma, cujo dia D será realizado em 22 de maio, AQUI.
 
 
 
Lígia Saito (com informações do CBO)/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br